Pé de pitaya: Como plantar e como fazer a Pitaya produzir mais rápido?

Fru­ta pode ser cul­ti­va­da can­teiros ou vasos. Por ser bem resistente, é ide­al para quem não tem exper­iên­cia ou tem­po para cuidar das plantas.

Con­heci­da há pouco tem­po pela pop­u­lação brasileira no ger­al, a fru­ta com­er­cial­iza­da nos mer­ca­dos é típi­ca da região do Méx­i­co e muito con­sum­i­da pelos asiáti­cos. Con­heci­da tam­bém como Fru­ta Dragão, dev­i­do à sua semel­hança aos míti­cos ovos de dragões, com esca­mas e cores vivas, a pitaya gan­hou o gos­to brasileiro e atual­mente faz suces­so sendo con­sum­i­da in natu­ra e tam­bém por meio do seu creme congelado.

A espé­cie é uma plan­ta de cli­mas trop­i­cais e sub­trop­i­cais. No Brasil, as var­iedades mais com­er­cial­izadas da fru­ta são aque­las com poupa rosa­da ou bran­ca. A pitaya amarela, emb­o­ra pro­duzi­da na Colôm­bia, não se adap­ta tão bem no ter­ritório brasileiro.

Por ser uma fru­ta da família dos cac­tos, a pitaya é uma plan­ta rús­ti­ca e resistente sendo ide­al para quem está começan­do a praticar a agri­cul­tura orgâni­ca, urbana ou rural.

Como fazer a Pitaya produzir mais rápido?

A irri­gação é uma parte fun­da­men­tal para quem bus­ca apren­der como plan­tar pitaya orgâni­ca den­tro ou fora de casa. Em plan­tações de pitaya é necessário chegar a umi­dade do solo sem­pre que pos­sív­el, garan­ti­n­do que o mes­mo não estará enchar­ca­do e irri­g­an­do de acor­do com a neces­si­dade das plan­tas. Em média, a plan­ta adul­ta deve ser irri­ga­da duas ou três vezes por sem­ana, aci­ma dessa quan­ti­dade pode ser perigoso para a plan­ta, uma vez que a mes­ma não está adap­ta­da ao exces­so de água em seu habi­tat e favorece o aparec­i­men­to de doenças que causam podridão.

Clima ideal

Por se tratar de um cac­to e por ter como origem regiões trop­i­cais, a pitaya é uma plan­ta que tem forte resistên­cia ao calor, dessa for­ma, a tem­per­atu­ra ide­al para cul­ti­var pitaya está entre 18°C e 26°C, com baixa umi­dade do ar. Em regiões mais frias, é necessário apren­der a cul­ti­var pitaya em est­u­fas, onde há o mon­i­tora­men­to da tem­per­atu­ra e incidên­cia de luz nas plantas.

Como plantar?

O solo ide­al para se plan­tar pitaya orgâni­ca deve pos­suir um baixo nív­el de retenção de água. Por ser uma plan­ta de regiões secas, a pitaya neces­si­ta de um solo mais leve, ou seja, com um pouco mais de areia. Mas isso não sig­nifi­ca que seja um solo pobre, um solo fér­til per­mite que a plan­ta se desen­vol­va com saúde e vig­or. O pH do solo deve ser man­ti­do entre 6 e 7. Em caso de solos pobres é recomen­da­do o uso de adu­bos orgâni­cos, como por exem­p­lo, cas­cas de ovos, ric­as em cálcio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *