Irrigação por Gotejamento enterrado gera eficiência e economia para o agricultor

Por: Vitor Santos

Muitos pro­du­tores rurais vem bus­can­do téc­ni­cas mais econômi­cas e efi­cientes que pos­sam con­tribuir em lavouras, geran­do bons resul­ta­dos. A tec­nolo­gia atu­al está á favor da agri­cul­tura, sem­pre lançan­do no seg­men­to novos sis­temas, com mane­jos de irri­gação ade­qua­do para cada cultura.

E uma das téc­ni­cas mais econômi­cas e mod­er­nas da irri­gação atual­mente, é a práti­ca por gote­ja­men­to enter­ra­do, é um sis­tema onde mel­ho­ra grada­ti­va­mente a for­ma de irri­gar e cul­ti­var mil­hares de plan­tações em diver­si­fi­cadas cul­turas, uma práti­ca que vem dom­i­nan­do diari­a­mente diver­sos de cul­tivos, visan­do na efi­ciên­cia e na econo­mia no bol­so do agricultor.

Entenda o que é o Gotejo Enterrado?

Um sis­tema de irri­gação que uti­liza tubos sub­ter­râ­neos ou seja enter­ra­dos no solo, onde são desen­volvi­dos jus­ta­mente para apli­cação des­ta final­i­dade. O sis­tema enter­ra­do leva água com nutri­entes de for­ma pre­cisa para plan­tas, com isso con­segue evi­tar grandes des­perdí­cios como, alta taxa de evap­o­ração, escoa­men­to super­fi­cial, que é uma desvan­tagem que pode aumen­tar o seu con­sumo de água nas plantações.

Esse sis­tema tem várias van­ta­gens que podem ser desta­cadas con­sid­er­adas uma exce­lente for­ma de fornecer água para plan­tas, trazen­do bene­fí­cios que vão des­de econo­mia de água, ener­gia, mão de obra e tem­po. Quan­do apli­ca­da na área de absorção, o aumen­to de pro­du­tivi­dade chega a 200% e a econo­mia de água pode chegar a 60%, colab­o­ran­do para que o pro­du­tor evite even­tu­ais desperdícios.

Vantagens

O por­tal irrigação.net, con­ver­sou com ger­ente nacional de ven­das da Rivullis Brasil, Guil­herme Souza, o espe­cial­ista desta­cou as prin­ci­pais van­ta­gens que o agricul­tor pode obter na implan­tação do pro­je­to nas lavouras irrigáveis, saiba
quais são:

        • Guil­herme, começa ressaltan­do que quan­do colo­ca os tubos gote­jadores sob a super­fí­cie do solo, pode-se aumen­tar ain­da mais a efi­ciên­cia do sis­tema, já que a apli­cação ocor­rerá dire­ta­mente na zona radic­u­lar das culturas.
        • Ele afir­ma que o sis­tema e de altís­si­ma efi­ciên­cia de apli­cação, que traz vários bene­fí­cios dire­tos, como por exem­p­lo a econo­mia dire­ta de água e con­se­quente­mente a ener­gia para con­duzir essa agua para o campo.
        • Como a apli­cação de água é fei­ta de for­ma diária em atenção à deman­da de evap­o­tran­spi­ração das cul­turas, agre­ga-se nesse proces­so out­ro grande bene­fí­cio apli­can­do-se fer­til­izantes via agua de irrigação.
        • O ger­ente da Rivullis Brasil ain­da expli­ca. Esse proces­so do sis­tema é chama­do de Fer­tir­ri­gação, diminui os cus­tos com a mecan­iza­ção, já que o sis­tema de irri­gação deve faz­er o papel da adubado­ra, além de max­i­mizar a efi­ciên­cia dos fer­til­izantes onde são apli­ca­dos de for­ma fra­ciona­da ao lon­go de todo ciclo de cresci­men­to da cultura.
        • Além das altas efi­ciên­cias já rela­cionadas aci­ma nos trazen­do econo­mia de água, matrizes energéti­cas, mecan­iza­ção e otimizan­do o uso dos fer­til­izantes, o gote­ja­men­to enter­ra­do tem uma vida útil mais lon­ga, já que o solo se tor­na um escu­do pro­te­tor con­tra impactos mecâni­cos que pode acon­te­cer por meio de cap­inas e tran­si­to de máquinas, quan­do o sis­tema está exposto.
        • A cole­tivi­dade dessas car­ac­terís­ti­cas téc­ni­cas nos responde em altís­si­mas pro­du­tivi­dades e exce­lente qual­i­dade de pro­du­to final. Algu­mas cul­turas mais exi­gentes podem nos apre­sen­tar um incre­men­to de até 50% de pro­du­tivi­dade  se com­para­do a out­ros méto­dos mais tradi­cionais de irrigação.
        • O gote­ja­men­to enter­ra­do é comu­mente uti­liza­do no Brasil, nas cul­turas do café, cana de açú­car, mil­ho, soja, algo­dão, tri­go, fei­jão, arroz e pasta­gens, ape­sar de sua apli­cação abranger um grupo muito mais exten­so de plan­tas ao lon­go do mundo.

      Como limpar mangueiras de gotejamento?


    • Custos

      Os cus­tos de implan­tação do sis­tema vari­am de R$6000/ha como são alguns exem­p­los de cana de açú­car até R$ 20.000,00 /ha em sis­temas mais autom­a­ti­za­dos com dis­tan­cia entre as lin­has de gote­jo mais próximas.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.