Sugestões práticas para iniciar um bom projeto de paisagismo

O pais­ag­is­mo trans­for­ma um ambi­ente mais lin­do e vig­o­ra­do em qual­quer local, mas é pre­ciso de um pro­je­to bem elab­o­ra­do para que tudo saia con­forme o dese­jo do cliente. 

Por: Vitor Santos 

O pais­ag­is­mo con­segue enal­te­cer e val­orizar qual­quer local, o espaço reser­va­do para esse tipo de pro­je­to deve con­ter um ambi­ente total­mente plane­ja­do para que tudo ten­ha o seu mere­ci­do destaque. O pais­ag­is­mo con­segue val­orizar e chamar atenção em qual­quer ambi­ente e a aju­da de um bom profis­sion­al é indis­pen­sáv­el para dar iní­cio à um bom trabalho.

Infe­liz­mente, quan­do uma pes­soa quer ini­ciar um pro­je­to de pais­ag­is­mo muitos acham que para o bom desen­volvi­men­to tra­ta-se ape­nas em escol­her plan­tas e vasos que com­bi­nam no local, mas essa ideia vai muito além desse contexto.

Para você con­hecer mel­hor sobre um bom pro­je­to, sele­cionamos dicas fáceis e impor­tantes para que você pos­sa somar com profis­sion­ais do pais­ag­is­mo, e faz­er da ideia do seu pais­ag­is­mo um sucesso.

As primeiras dicas para iniciar o projeto de paisagismo.

Essa primeira parte do tra­bal­ho é faz­er uma análise das neces­si­dades do espaço e do ambiente.

O impor­tante é que não se pode con­fundir pais­ag­is­mo com jar­di­nagem isso difi­cul­ta a comu­ni­cação com o profis­sion­al e com quem vai aux­il­iar na elab­o­ração do pro­je­to.

Uma dica impor­tante recomen­da­da é que o profis­sion­al peça bas­tante refer­ên­cias do que o cliente pos­sa gostar, e explicar ao mes­mo o que pode ser feito ou não.

Faz­er um lev­an­ta­men­to cor­re­to do local antes de ini­ciar a obra aju­da no bom anda­men­to do trabalho.

Depois de jun­tar todas a neces­si­dades do cliente com as pro­postas do pais­ag­ista, chega a hora de faz­er uma análise do local. Nes­sa parte vários fatores devem ser lev­a­dos em con­sid­er­ação como por exem­p­lo começar pela quan­ti­dade de mas­sas. Isso sig­nifi­ca a pre­sença de vol­umes, que podem ser nat­u­rais, como as árvores ou rios, ou edi­fi­cações, como casas, edifí­cios, muros entre outros.

A par­tir das pesquisas feitas no local, o pais­ag­ista pre­cisa faz­er uma análise de quais ele­men­tos lev­an­ta­dos poderão ser man­ti­dos no pro­je­to e quais dev­erão ser reti­ra­dos. É pre­ciso tam­bém iden­ti­ficar a questão de som­bra, é necessário faz­er esse lev­an­ta­men­to apro­fun­da­do do local, pois é de suma importân­cia para veg­e­tação que será plantada.

Por exem­p­lo: Caso o ter­reno pos­sa ter muitas edi­fi­cações ou muros que provo­cam mui­ta sobra é necessário escol­her plan­tas que não neces­sitem de mui­ta luz solar.

Nes­sa fase, o profis­sion­al tam­bém pode anal­is­ar qual será a neces­si­dade de incluir equipa­men­tos especí­fi­cos de ilu­mi­nação, irri­gação para pos­síveis adap­tações no local.

O antepro­je­to é a ter­ceira eta­pa para a quase con­clusão do trabalho.

Nes­sa parte o pais­ag­ista vai reunir infor­mações necessárias de cada espé­cie de plan­tas e começar toda sua cri­ação. É nesse momen­to que você e o profis­sion­al vão usar toda a cria­tivi­dade, sug­estões e con­hec­i­men­to para pro­por com­por soluções viáveis que pos­sam acres­cen­tar no suces­so total do projeto.

É pos­sív­el explo­rar pos­si­bil­i­dades de veg­e­tações com cores dis­tin­tas, com for­mas, vol­umes e com­posições dos veg­e­tais cer­tos, claro isso sem­pre respei­tan­do o gos­to de cada cliente.

A últi­ma eta­pa do desen­volvi­men­to do pro­je­to, é con­heci­do como o pro­je­to exec­u­ti­vo, pois nes­sa parte o pais­ag­ista apro­fun­da o tra­bal­ho definin­do aspec­tos mais téc­ni­cos. São ess­es aspec­tos que definem o taman­ho da cova para cada veg­e­tação, a quan­ti­dade de adu­bos e os cuida­dos necessários com o solo, exem­p­los pri­mor­diais que devem ser definidos no pro­je­to exec­u­ti­vo. E para finalizar é nes­sa parte tam­bém que entra a colab­o­ração de profis­sion­ais, como o ‘’ Light Design­er ‘’, profis­sion­al respon­sáv­el por todo pro­je­to de luminotéc­ni­co do local.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *