Entenda o que é paisagismo?

Espaços sem vida, sem cor sem função, podem se trans­for­mar no mel­hor lugar de sua residên­cia isso com o paisagismo. 

Por: Vitor Santos 

O pais­ag­is­mo é prat­i­ca­do por pes­soas há sécu­los, isso mes­mo! Anti­gas civ­i­liza­ções como por exem­p­lo, os maias, manip­ulavam ter­ras por razões difer­entes como estéti­cas e práti­cas da hor­ti­cul­tura. Todo esse tra­bal­ho jun­tos com a adição de plan­tas, mudanças no ter­reno exis­tentes e con­strução de estru­turas for­mal­i­zou o pais­ag­is­mo. Hoje em dia, o pais­ag­is­mo se ref­ere ao um bom plane­ja­men­to, dis­posição e con­strução de jardins que aju­dam à realçar um ambi­ente com a intenção de levar uma boa aparên­cia nos espaços cri­a­dos para serem úteis em lugares poucos utilizados.

Quan­do falam­os em pais­ag­is­mo, não podemos esque­cer que exis­tem diver­sas opções para serem tra­bal­hadas no seg­men­to. Algu­mas pes­soas gostam de com­bi­nações per­feitas e equi­li­bradas, onde podem ser desen­volvi­dos pro­je­tos pais­agís­ti­cos sus­ten­táveis, que traz uma vas­ta econo­mia de água na hora de praticar a irri­gação, por isso é impor­tante cri­ar esse tipo de pais­ag­is­mo em um habi­tat natural.

Já out­ras pes­soas gostam de recri­ar um cer­to esti­lo de jardim que com­bi­na­rá mais com espaço da residên­cia e dec­o­ração, que podem ser mais atraentes e mod­er­nos, exem­p­lo um pro­je­to trop­i­cal e com plan­tas ári­das bas­tante usadas por paisagistas.

Várias ideias podem ser colo­cadas em práti­cas por profis­sion­ais, exem­p­los de coz­in­has ao ar livre, fogueira e pisci­na cer­cadas por plan­tas em espaços para rece­ber ami­gos e famil­iares, todos ess­es exem­p­los podemos clas­si­ficar como paisagismo.

O pais­ag­is­mo em si é uma tare­fa que com­bi­na a arte, con­hec­i­men­to e a ciên­cia. Isso tudo com a junção de profis­sion­ais que con­sigam enten­dem os prin­ci­pais ele­men­tos de hor­ti­cul­tura e das plan­tas como a famil­iari­dade dos ele­men­tos e princí­pios de pais­agem. Um pais­ag­ista pode ajudá-lo a trans­for­mar um espaço sim­ples e sem vida de um local dese­ja­do em um lugar lin­do, con­fortáv­el e aconchegante,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *