Os diferentes tipos de paisagismo

Jar­di­na­gens que com­põem um bom pro­je­to de pais­ag­is­mo podem ser implan­ta­dos em grandes ou pequenos espaços, exis­tem diver­sas opções à serem pro­je­ta­dos em um paisagismo. 

Por: Vitor Santos 

O pais­ag­is­mo é con­sid­er­a­do não só ape­nas uma cri­ação de jardins através do cul­ti­vo ou plan­tio de uma plan­ta pro­je­ta­da para o lugar escol­hi­do, o pais­ag­is­mo é uma junção de uma téc­ni­ca arte­sanal ali­a­da à sen­si­bil­i­dade, que profis­sion­ais da área procu­ram em recon­stru­ir o espaço usan­do ideias e pro­je­tos da pais­agem nat­ur­al den­tro do cenário planejado.

O pais­ag­is­mo tem como a final­i­dade pro­mover a inte­gração do homem com a natureza, facil­i­tan­do-lhe mel­hores condições de vida pelo equi­líbrio do meio ambi­ente com o homem.

Essa definição de pais­ag­is­mo faz com que exis­tem diver­sos esti­los tra­bal­ha­dos por pais­ag­is­tas. Os tipos e esti­los de pais­ag­is­mos estão lig­a­dos a arquite­tu­ra do lugar onde são pro­je­ta­dos, tudo pre­cisa ser anal­isa­do cri­te­riosa­mente para que o pro­je­to saia como esper­a­do, fatores como car­ac­terís­ti­cas das plan­tas que com­põem e sua funcionalidade.

Cada tipo de jardim implan­ta­do no pais­ag­is­mo apre­sen­ta não só plan­tas e veg­e­tações especí­fi­cas, mas tam­bém uma car­ac­terís­ti­ca impor­tante, for­mas de cul­ti­vo e dis­posição das espé­cies no espaço.

Tipos de Jardins mais usados no paisagismo 

1 — Jardim em espaços pequenos

Para aproveitar o espaço, é viáv­el colo­car plan­tas sus­pen­sas em prateleiras, nichos, tripés e suportes. Exem­p­los de plan­tas como as jiboias e peperômias ou espé­cies trepadeiras, como a pri­mav­era e as ipomeia aju­dam a dar vida ao meio ambi­ente deixan­do mais verde e aconchegante.

Out­ra car­ac­terís­ti­ca para esse for­ma­to de jardim, são as mudas frutíferas, essas podem ser cul­ti­vadas em um pequeno espaço, como amo­ra, lichia, pitan­ga e jabu­ti­ca­ba que são óti­mas opções para o plan­tio em vasos.

2 — Jardim de inverno 

O jardim de inver­no é muito usa­do em con­struções e edifí­cios da arquite­tu­ra brasileira, isso como ele­men­to dec­o­ra­ti­vo e tam­bém muito fun­cional. São bas­tante uti­liza­dos den­tro de casas favore­cen­do a cir­cu­lação de ar e a entra­da de luz ness­es ambi­entes, out­ra van­tagem do jardim de inver­no é ter um ‘’ can­tinho verde pri­v­a­ti­vo para des­cansar e estar em con­ta­to meio a natureza.

3 — Jardim vertical 

Esse mod­e­lo pode ser insta­l­a­do em pare­des uti­lizan­do suportes e tre­liças, o impor­tante é destacar a lumi­nosi­dade do ambi­ente antes de fixar a estru­tu­ra, já que é um fator fun­da­men­tal para o desen­volvi­men­to das espé­cies em menor ou maior quantidade.

Tem­per­os como orégano, man­jer­icão, cebolin­ha, ale­crim e sal­sa cos­tu­mam se desen­volver muito bem em vasos nos jardins e hor­tas ver­ti­cais. Ervas para chás como hort­elã, melis­sa e camomi­la tam­bém são boas opções para ter ao alcance das mãos.

No paisagismo existem também jardins para grandes espaços usados por paisagistas: 

1 — Jardim Francês 

O jardim francês é con­heci­do tam­bém como clás­si­co onde bus­ca a sime­tria entre can­teiros e as espé­cies plan­tadas, seja nos tipos e na altura das plan­tas, no for­ma­to e tam­bém na mis­tu­ra das cores de ele­men­tos escol­hi­dos, o desafio em ter esse tipo de jardim é man­ter sua unidade visu­al onde exige uma manutenção aten­ta e continua.

Out­ra car­ac­terís­ti­ca impor­tante do jardim francês é a apos­ta dos arbus­tos, pin­heiros, tam­bém flo­res como; amor per­feito e as tuli­pas que são muito comuns na com­posição do pro­je­to do jardim francês. Out­ros ele­men­tos que com­põe são grandes cha­farizes e per­go­la­dos onde con­stituem o seu esti­lo adap­ta­dos para grandes espaços.

2 — Jardim Italiano 

Esse já um jardim pre­dom­i­nante con­struí­do por veg­e­tações nat­u­rais, o jardim ital­iano uti­liza can­teiros em for­matos geométri­cos bus­can­do apre­sen­tar unidades visuais jun­to com a sime­tria, assim como esti­lo francês.

3 — Jardim tropical 

É um esti­lo bas­tante pre­sente no pais­ag­is­mo brasileiro, tra­ta-se de um esti­lo que tem o foco no nat­ur­al e nas espé­cies nati­vas apre­sen­tadas em cada região. Espé­cies bas­tante con­heci­das onde podem ser uti­lizadas em um for­ma­to de jar­di­nagem. Costela-de-adão, samam­ba­ias e orquídeas são as ‘’ querid­in­has’’ do jardim trop­i­cal. É comum que pedras e fontes de água sejam aproveitadas tam­bém na com­posição e desen­volvi­men­to do jardim tropical.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *