Irrigue corretamente seu gramado

Deter­mine por quan­to tem­po regar seu quin­tal e quan­do, e você estará pron­to para des­fru­tar de uma óti­ma gra­ma verde durante toda as estações.

Por: Vitor Santos

 

Todos nós quer­e­mos o mel­hor para nos­sos quin­tais. Muitas vezes, é a primeira coisa que vemos quan­do subi­mos ou saí­mos de nos­sas casas e onde nos­sas famílias brin­cam durante todo o verão. Então, nat­u­ral­mente, quer­e­mos man­ter sua gra­ma exu­ber­ante, verde, feliz e saudáv­el. Isso começa com a manutenção de um crono­gra­ma de rega ade­qua­do durante toda a temporada.

Com rega inad­e­qua­da, você pode faz­er mais mal do que bem. Regue à noite e você poderá dar à sua gra­ma um ambi­ente priv­i­le­gia­do para doenças prej­u­di­ci­ais. Não regue o sufi­ciente e você cri­ará um sis­tema radic­u­lar raso. Vamos apren­der as regras para uma rega adequada.

Regue pela manhã

Regue a gra­ma no iní­cio da man­hã, quan­do o ar está mais frio e os ven­tos estão fra­cos. Isso per­mite que a água pen­e­tre pro­fun­da­mente no solo e no sis­tema radic­u­lar da gra­ma. A rega durante as horas mais quentes do dia leva per­das de até 30% dev­i­do à evap­o­ração. Pense nis­so como 30% a mais na con­ta de água sem nada para mostrar.

Ajus­tar aspersores

Você não cor­ta a gra­ma da calça­da, da garagem ou do lado da casa, por­tan­to, cer­ti­fique-se de não regar tam­bém. Ajuste seus asper­sores para a zona de pul­ver­iza­ção cor­re­ta para elim­i­nar o des­perdí­cio de água e aumen­tar a con­ta de água. Lem­bre-se de que as áreas som­breadas tam­bém não pre­cisam de tan­ta água.

Escol­ha cor­re­ta­mente seu sis­tema de aspersão 

Os asper­sores aci­ma do solo:  São igual­mente bené­fi­cos, mas você deve estar aten­to à quan­do e onde bor­ri­far e mover o asper­sor com fre­quên­cia para fornecer uma cober­tu­ra consistente. 

Estes vêm em dois tipos: pul­santes e oscilantes.

Os asper­sores pul­santes devem ser reser­va­dos para gra­ma­dos maduros. Sua força é muito forte para a semente de gra­ma recém-plan­ta­da e irá lavar as sementes e o solo. Os asper­sores oscilantes ten­dem a ser mais suaves e ideais para novos gra­ma­dos, pois o sis­tema radic­u­lar da gra­ma ain­da está ten­tan­do se estabelecer. 

Sis­temas de irri­gação no solo: Com cabeçotes pop-up usam con­tro­ladores sofisti­ca­dos que podem ser con­fig­u­ra­dos para desli­gar em horários ou dias ideais e podem ser ajus­ta­dos para pul­verizar ape­nas as áreas principais.

Maneira efi­ciente para irrigar 

Regue por perío­dos mais cur­tos com mais fre­quên­cia. Por exem­p­lo, oper­ar o asper­sor por três inter­va­l­os de 5 min­u­tos per­mite que mais água seja absorvi­da em vez de fun­cionar por 15 min­u­tos de cada vez. Você não pre­cisa regar todos os dias. Apon­tar para duas vezes por sem­ana. Isso tam­bém aju­da a reduzir o exces­so de escoa­men­to prove­niente de gra­ma­dos superaquecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *