A importância de regular a pressão do sistema de irrigação

Reg­u­lar a pressão do sis­tema de irri­gação se tor­na uma for­ma viáv­el que aju­da na econo­mia de água dire­ciona­da para rega de um jardim. Entenda!

Por: Vitor Santos

 

Na agri­cul­tura e na jar­di­nagem, o reg­u­lador de pressão é indis­pen­sáv­el para quem visa em econo­mia, esse equipa­men­to sem­pre está lig­a­do ao cano PVC onde o prin­ci­pal obje­ti­vo é diminuir a pressão da água evi­tan­do vários prob­le­mas no tubo e con­se­quente­mente o des­perdí­cio con­tin­uo da água.

O reg­u­lador é muito usa­do na jar­di­nagem isso com a pre­ten­são de econ­o­mizar água dos sis­temas autom­a­ti­za­dos. Pois quan­do falam­os em irri­gação de jardim, logo lem­bramos de um regador ou mangueira com esgui­cho hoje essa for­ma está ultra­pas­sa­da, mais isso não impede que os can­teiros rece­bam água por um dess­es meios que não econ­o­mizam nen­hum pouco o bem nat­ur­al, a água.

Mes­mo existin­do a maior boa von­tade da parte de quem está regan­do, estes méto­dos tradi­cionais não aju­dam e nada quan­do se tra­ta em irri­gação efi­ciente, porque, nem sem­pre irrigam na fre­quên­cia e quan­ti­dades ade­quadas quan­to aos mane­jos automáti­cos bem mais mod­er­nos de hoje em dia, todos encon­tra­dos nos mer­ca­dos de ven­das segmentados.

Um exem­p­lo econômi­co deve­mos fris­ar é da irri­gação por gote­ja­men­to, esse sis­tema tem o reg­u­lador de pressão garan­ti­n­do assim pos­sui uma dis­tribuição uni­forme da água que gera a econo­mia pre­cisa em sua dis­tribuição, que é rece­bi­da pelas plan­tas, sat­is­fazen­do as neces­si­dades dela que divi­dem espaços, taman­hos e for­mas diferentes.

Econ­o­mizar água é um obje­ti­vo atingi­do através da reg­u­lagem, operan­do cada setor de irri­gação de acor­do com a mel­hor pressão para o equipa­men­to e tipo de apli­cação. A reg­u­lagem ajustáv­el per­mite que a pressão de um setor seja defini­da enquan­to os mod­e­los fixos elim­i­nam as sobre­pressões onde podem ser insta­l­a­dos facil­mente ao lon­go de qual­quer sistema.

As con­sid­er­ações finais são: reg­u­lar a pressão aju­da à econ­o­mizar água aumen­tan­do a duração do sis­tema de irrigação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *