Irrigação automatizada melhor saída em tempos de crise

A irri­gação autom­a­ti­za­da é a mel­hor alter­na­ti­va para quem quer diminuir gas­tos e cus­tos na irri­gação con­heça as prin­ci­pais van­ta­gens do sis­tema que com­pro­va essas afirmações. 

Por: Vitor Santos 

A quan­ti­dade de água que cada plan­ta recebe de um mane­jo de irri­gação é difer­ente, var­ian­do de acor­do com o cli­ma, o solo e toda sua fase de cresci­men­to.  Essas vari­ações podem ser con­tro­ladas por um sis­tema de irri­gação econômi­co e práti­co con­heci­do como sis­tema de irri­gação automatizada.

Seja em hor­tas, jardins, pomares e algum tipo de plan­tação que neces­si­tam da água para seu cul­ti­vo, a irri­gação autom­a­ti­za­da é o mane­jo de irri­gação com­pos­ta por painéis de con­t­role, tubu­lação, válvu­la e emis­sores de água, são con­heci­das tam­bém como irri­gação com­puta­doriza­da que garante a efi­ciên­cia na rega, econo­mia de água e energia.

No Brasil a autom­a­ti­za­ção vem sendo implan­ta­da com grande inten­si­dade ness­es últi­mos anos, onde o surg­i­men­to de téc­ni­cas apro­pri­adas vem acom­pan­ha­da da mod­ern­iza­ção cres­cente da agri­cul­tura e com aber­tu­ra do mer­ca­do brasileiro para impor­tações, prin­ci­pal­mente esse tipo de irri­gação lid­er­a­da por empre­sas amer­i­canas, israe­lens­es e europeias.

A grande procu­ra da bus­ca de otimiza­ção dos recur­sos pro­du­tivos mais práti­cos, vem da neces­si­dade do aumen­to da pro­du­tivi­dade para reduzir cus­tos. A tendên­cia de adoção de tec­nolo­gias são capazes de tornar a explo­ração mais fácil e rentável.

A automação se faz necessária não somente pela pos­si­bil­i­dade de diminuição de cus­tos com mão da obra, mais prin­ci­pal­mente por neces­si­dades opera­cionais tais como irri­gação de grandes áreas em perío­dos noturnos.

Conheça algumas vantagens proporcionadas pela automatização: 

- Diminuição de mão de obra

- pos­si­bili­ta irri­gações notur­nas sem neces­si­dades de acompanhamento

- Diminui a potên­cia de acionamento

- Diminui cus­tos de bombeamento

- Pre­cisão nos tem­pos e turnos de irrigação

- Efi­ciên­cia na apli­cação da água

Ao con­trário do que se imag­i­na, os sis­temas de Irri­gação mecan­izadas podem pro­por­cionar econo­mia, raciona­men­to e con­t­role do gas­to de água; ten­do a capaci­dade de geren­ciar e de medir o con­sumo, ou seja, poden­do mon­i­torar e reduzir os gas­tos. Para isso, são necessárias infor­mações espe­cial­izadas para demon­strar que a irri­gação autom­a­ti­za­da con­tribui para o raciona­men­to e con­t­role do con­sumo de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *