A irrigação é importante para o sucesso de um cultivo sim! Podemos provar

Por que a irri­gação é impor­tante? Con­ver­samos com Luiz Hen­rique Bas­soi Mestre em Agrono­mia, Irri­gação e Drenagem, pesquisador da Embra­pa, o profis­sion­al defende o uso con­sciente água para irri­gação e sua importância.

Por: Vitor Santos

Voltan­do no con­tex­to históri­co,  o surg­i­men­to da irri­gação foi a par­tir da evolução ali­men­tar dos home­ns, para se ter uma ideia, antes da cul­tura irrigáv­el há mil­hares de anos atrás o homem sat­is­fazia sua fome comen­do fru­tas da flo­res­ta e beben­do água de cór­re­gos nat­u­rais, e com o pas­sar do tem­po a neces­si­dade de difer­entes tipos de ali­men­tos sur­gi­ram jun­ta­mente com a evolução do homem, por isso começaram a cul­ti­var seus próprios ali­men­tos for­t­ale­cen­do a agri­cul­tura e com isso con­se­quente­mente veio a neces­si­dade de irri­gar o cul­ti­vo para obter resultados.

A irri­gação per­mite que agricul­tores e jar­dineiros uti­lizem o uso efi­cien­te­mente da água para garan­tir o cresci­men­to da plan­ta. Para chefes de família, geral­mente é man­ter o gra­ma­do verde, cul­ti­var veg­e­tais saudáveis e cri­ar um jardim exu­ber­ante e vibrante, já agricul­tores usam irri­gação para max­i­mizar o poten­cial das plan­tas e fornecer cul­turas de qual­i­dade sufi­cientes pro­duzin­do para com­er­cializar e aten­der às expec­ta­ti­vas dos consumidores.

O que pre­cisa real­mente é aplicar a água de for­ma con­sciente assim evi­tan­do des­perdí­cios maiores, como desta­ca o pesquisador da Embra­pa, mestre em Agrono­mia Irri­gação e Drenagem, Luiz Hen­rique Bas­soi. ‘’ A prin­ci­pal for­ma é uma cam­pan­ha de esclarec­i­men­to e con­sci­en­ti­za­ção sobre o uso da água para todos. Que tal var­rer a calça­da ao invés de lavá-la? Ou ain­da, que tal lavar o car­ro a seco ou com água reuti­liza­da? Não é só a agri­cul­tura irri­ga­da que usa água!’’ Con­clui ele.

A irri­gação pode ser denom­i­na­da como o proces­so arti­fi­cial de apli­cação de água no solo para aju­dar no cul­ti­vo de cul­turas agrí­co­las ou na manutenção das pais­agens quan­do a chu­va chega a escas­sa água nat­ur­al. Além dis­so, a irri­gação tam­bém tem alguns out­ros usos na pro­dução de cul­turas, que incluem a pro­teção das plan­tas con­tra a geada.

O pesquisador da Embra­pa, Bas­soi, defende a práti­ca irrigáv­el. “O uso da água na agri­cul­tura sim­ples­mente não pode ser con­sid­er­a­da a vilã quan­to ao uso de água. Todo ser vivo (plan­ta e ani­mal) neces­si­ta de água para crescer e desen­volver’’. Ele desta­ca que se deve dis­cu­tir o uso cor­re­to da água, ‘’ O que podemos dis­cu­tir é que podemos e deve­mos mel­ho­rar a for­ma como a água vem sendo uti­liza­da, para que sejamos mais efi­cientes. Mas isso é um dev­er de casa de todos os setores usuários de água.

A irri­gação e sua importância: 

O aumen­to da irri­gação e a expan­são con­comi­tante de uma área irri­ga­da traz muitos bene­fí­cios dire­tos e indi­re­tos, tais como:

* A irri­gação aju­da a aumen­tar a pro­dução agrí­co­la. Espera-se que o rendi­men­to para cul­turas irri­gadas seja de duas a três vezes maior.

* Aju­da a uti­lizar a ter­ra para a agricultura.

* A diver­si­fi­cação de cul­turas como mil­ho, fei­jão, ervil­has e assim por diante pode ser colhida.

* As cul­turas com­er­ci­ais de alto val­or, como o taba­co, ou a cana-de-açú­car são cul­ti­vadas como cul­turas anu­ais com a aju­da da irri­gação das águas subterrâneas.

* Dos cam­pos irri­ga­dos, os rendi­men­tos são estáveis e con­fiáveis. Os alvos de pro­dução asse­gu­ra­dos podem ser atendidos.

* Reduz as flu­tu­ações nos rendi­men­tos ano-a-ano e o risco de fal­ha na col­hei­ta dev­i­do à seca.

* Per­mite o cul­ti­vo contínuo.

* Como bom­bas e out­ros equipa­men­tos aux­il­iares são necessários, há uma deman­da cres­cente de equipa­men­tos de irrigação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *