A importância de usar produtos com excelência para limpeza dos sistemas de irrigação

O pro­du­to pre­cisa faz­er uma limpeza pro­fun­da no sis­tema para que o resul­ta­do seja pos­i­ti­vo visan­do tam­bém na preser­vação do meio ambiente.

Por: Vitor Santos

Os aspec­tos mais impor­tantes a serem obser­va­dos no mane­jo de irri­gação, é a uni­formi­dade de dis­tribuição de água cor­re­ta pelos sis­temas usa­dos para que a irri­gação seja efe­t­u­a­da com suces­so. Na irri­gação local­iza­da por exem­p­lo vários fatores podem com­pro­m­e­ter a dis­tribuição de água, são elas a sujeira nas mangueiras de gote­jo onde pode provo­car o entupi­men­to dos sis­temas inter­rompen­do a dis­tribuição cor­re­ta. É um caso comum encon­tra­do ness­es sis­temas, um prob­le­ma que pode ser resolvi­do facil­mente com pro­du­tos cer­tos que fazem uma limpeza ger­al sendo a solução ráp­i­da e práti­ca para tudo voltar ao nor­mal em relação ao sistema.

Fize­mos um lev­an­ta­men­to sobre as prin­ci­pais causas que podem acu­mu­lar sujeiras nas mangueiras de gote­ja­men­to e nos bocais dos microasper­sores. Primeira­mente você pre­cisa estar aten­to, se a natureza do entupi­men­to for por parte biológ­i­ca deve-se pro­ced­er um trata­men­to quími­co na água, por meio de pro­du­tos à base de cloro, pois exis­tem for­mas difer­entes para essa apli­cação na água que vai dire­to para irrigação.

Profis­sion­ais da área defen­d­em dois tipos de apli­cação, a primeira as dosagens pre­cisam ser baixas isso entre (1 a 10 miligra­mas de cloro por litro) já na segun­da, são apli­cadas dosagens de choque (mais de 100 miligra­mas de cloro por litro) sem o uso do sis­tema de irri­gação 12 horas no mínimo.

Mas quem optar em faz­er a limpeza min­u­ciosa por pro­du­tos quími­cos é necessário pro­du­tos que sejam pre­cisos e de con­fi­ança, para essa escol­ha é pre­ciso levar sem­pre em con­ta alguns fatores impor­tantes, como; a ativi­dade micro­bió­log­i­ca na água; a com­posição quími­ca do pro­du­to que vai dire­ta­mente para água. Out­ra ori­en­tação impor­tante é sem­pre pro­ced­er a limpeza de cada sis­tema de irri­gação por meio da aber­tu­ra final de cada lin­ha do sis­tema de irri­gação. Tra­ta-se de um pro­ced­i­men­to igual­mente recomen­da­do a sis­temas de irri­gação sem uso por lon­gos períodos.

No mer­ca­do seg­men­ta­do exis­tem pro­du­tos quími­cos que se desta­cam pos­i­ti­va­mente com suas apli­cações con­tin­uas, ess­es podem ser apli­ca­dos dire­ta­mente nos sis­temas de irri­gação sem causar grandes danos ao sis­tema, geran­do a limpeza e manutenção no Gote­ja­men­to e Microasper­são com toda efi­ciên­cia, por isso é necessário bus­car mar­cas que com­bat­em fer­robac­te­rias e algas que acu­mu­lam nos sis­temas, sem­pre visan­do na pre­ocu­pação de pro­te­ger o meio ambi­ente, uma pre­ocu­pação de todos. Pro­cure um pro­du­to que não con­t­a­minem o solo em meio de sua apli­cação, e que seja con­sid­er­a­do ambi­en­tal­mente muito seguro.

Produto indicado para limpeza de mangueira de gotejamento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *