Tudo que você precisa saber antes escolher o melhor Kit de Irrigação para seu jardim

Exis­tem vários tipos e mar­cas de sis­temas de irri­gação para um plan­tio saudáv­el, e você sabe qual o mel­hor para usar? O por­tal irrigacao.net vai te aju­dar faz­er essa escolha.

O mais impor­tante que você pode faz­er por suas plan­tas ao ar livre é garan­tir que as mes­mas rece­bam uma quan­ti­dade cer­ta de água para que pos­sam pros­per­ar. Nem muito, nem pouco. E para isso é necessário pos­suir um kit de irri­gação por gote­ja­men­to que per­mite que você per­son­al­ize seu sis­tema de irri­gação para todo o jardim, de for­ma que cada plan­ta pos­sa obter a quan­ti­dade exa­ta de água de que necessita.

Fize­mos uma lista de dicas impor­tantes, leia e escol­ha seu sis­tema cor­re­to e ten­ha suces­so no seu cul­ti­vo e plan­tação. Entenda

Sobre irri­gação por gotejamento

O que é um kit de irrigação por gotejamento?

Um kit de irri­gação por gote­ja­men­to per­mite que você pro­jete e con­strua um sis­tema de irri­gação per­son­al­iza­do para o seu jardim domés­ti­co ou est­u­fa. O kit con­tém tubos, conec­tores, emis­sores e muito mais, e requer ape­nas algu­mas fer­ra­men­tas sim­ples — que estão incluí­das com o kit — para montagem.

Por que usar o kit de irrigação por gotejamento?

Um sis­tema de irri­gação por gote­ja­men­to fornece lenta­mente a quan­ti­dade pre­cisa de água para onde a plan­ta mais pre­cisa: seu sis­tema radic­u­lar. Como o solo é úmi­do, não mol­ha­do, ele pro­move o cresci­men­to das plan­tas enquan­to evi­ta fun­gos e doenças. Além dis­so, o uso de um sis­tema de irri­gação por gote­ja­men­to min­i­miza o uso de água, per­mitin­do que você econ­o­mize água e econ­o­mize na sua con­ta de água.

Plane­je antes de com­prar um kit de irri­gação por gotejamento

Antes de com­prar um kit de irri­gação por gote­ja­men­to, a primeira coisa que você pre­cisa faz­er é plane­jar seu sis­tema. Con­te o número de locais onde você pre­cisa de um emis­sor que pin­gará água em seu jardim, faça um dia­gra­ma de um sis­tema sim­ples que conec­tará todos ess­es emis­sores ao seu abastec­i­men­to de água e meça a dis­tân­cia total de sua mangueira a todos os out­ros pon­tos de irri­gação. Uma vez feito isso, você saberá quais mate­ri­ais você pre­cisa ter em seu kit de irri­gação por gotejamento.

Procure qualidade antes de escolher o sistema

O kit de irri­gação por gote­ja­men­to cer­to tem tudo a ver com os com­po­nentes. A seguir está uma lista das peças críti­cas de que você pre­cis­ará em um kit de irri­gação por gote­ja­men­to de qualidade.

Tubu­lação: O tubo é uma peque­na mangueira de plás­ti­co, geral­mente de 1/4 de pole­ga­da de diâmetro. Você pre­cis­ará de tubu­lação sufi­ciente para alcançar todas as áreas necessárias.

Conec­tores: Essas peque­nas peças de plás­ti­co são usadas para conec­tar e, às vezes, redi­re­cionar tubos. Exis­tem conec­tores retos de 90 graus e em for­ma de T. Nem todos os kits pos­suem todos os tipos de conectores.

Emis­sores: É aqui que a água sai. Eles geral­mente vêm em duas var­iedades: gote­ja­men­to e spray. Os mel­hores mod­e­los per­mitem que você ajuste a taxa de fluxo. Você pre­cisa de um emis­sor para cada área que neces­si­tará de irrigação.

Plugues Goof: Se você fiz­er um furo no tubo no local erra­do, um plugue idio­ta per­mi­tirá que você con­serte o erro rap­i­da­mente. Os mel­hores plugues são de dois lados, com um plugue pequeno de um lado e um plugue grande do outro.

Esta­cas e fechos: Ess­es vários itens per­mitem que você pren­da seu tubo de maneiras difer­entes, como estaqueando‑o no chão ou prendendo‑o a uma cerca.

Fer­ra­men­tas: Quer você pre­cise cor­tar ou pun­cionar, todas as fer­ra­men­tas necessárias para insta­lar o sis­tema de irri­gação por gote­ja­men­to estão incluí­das em um kit de qual­i­dade. A maio­r­ia dos kits tam­bém vem com fita de Teflon por uma questão de conveniência.

Conec­tor de mangueira: Uma vez que o sis­tema de irri­gação por gote­ja­men­to é de um taman­ho difer­ente do que sua mangueira, você pre­cis­ará de um conec­tor que é apara­fu­sa­do na mangueira e per­mite conec­tar o sis­tema de irri­gação por gote­ja­men­to a um abastec­i­men­to de água.

Dúvidas frequentes:

É difí­cil insta­lar um sis­tema de irri­gação por gotejamento? 

Emb­o­ra pos­sa exi­gir paciên­cia, um sis­tema de irri­gação por gote­ja­men­to não é difí­cil de insta­lar. A maior parte da insta­lação requer que o pro­pri­etário sim­ples­mente corte o tubo de plás­ti­co no com­pri­men­to dese­ja­do, aque­ça as pon­tas do tubo e pressione‑o nos conec­tores de plás­ti­co. Conec­tar o sis­tema a um abastec­i­men­to de água é sim­ples­mente uma questão de apara­fusar um conec­tor à mangueira.

Eu pre­ciso de mais algu­ma coisa além do que vem no kit? 

A maio­r­ia dos kits vem com tudo de que você pre­cisa, incluin­do todas as fer­ra­men­tas necessárias para a insta­lação. Duas peças opcionais que nor­mal­mente não vêm com um kit de irri­gação por gote­ja­men­to são reg­u­ladores de pressão e temporizadores.

Pos­so enter­rar o sis­tema para que meu jardim fique mais limpo? 

Emb­o­ra uma lon­ga exten­são de tubu­lação pos­sa ser enter­ra­da, você não dese­ja colo­car nen­hum conec­tor no sub­so­lo dev­i­do ao risco de entupir o sis­tema de irrigação.

Fonte: fox2now

Tradução e Adap­tação: Vitor Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *