Os vilões que podem atrapalhar o crescimento de seu arbusto

Para cul­ti­var árvores domes­ti­cas é pre­ciso uma atenção difer­en­ci­a­da quan­do se tra­ta de irri­gação e desen­volvi­men­to saudável.

Gra­mas ou ervas dan­in­has crescen­do ao redor de árvores e arbus­tos podem ser ver­dadeiros vilões para um cresci­men­to sadio desse cul­ti­vo no seu jardim, essas fol­ha­gens com­petem pelos mes­mos nutri­entes e água da plan­ta. Quan­do a chu­va de verão é baixa ocorre menos irri­gação ade­qua­da, a com­petição por água e nutri­entes impos­ta por ervas dan­in­has ou gra­ma reduz sub­stan­cial­mente o cresci­men­to das árvores, e o desen­volvi­men­to sadio impactan­do dire­ta­mente taman­ho dos frutos.

Quan­do a com­petição com a gra­ma é elim­i­na­da, as raízes são dis­tribuí­das de maneira mais uni­forme, o número de raízes aumen­ta e elas uti­lizam um maior vol­ume de solo. A uti­liza­ção efi­caz do solo por um grande sis­tema radic­u­lar sig­nifi­ca que o fer­til­izante e a umi­dade serão usa­dos ​​com mais efi­ciên­cia. Por isso é necessário remover a gra­ma ou ervas dan­in­has sob as árvores e arbus­tos recém-plan­ta­dos o mais rápi­do possível.

Para enten­der mel­hor esse prob­le­ma, quan­to mais o gra­ma­do cresce sob as árvores e arbus­tos, maior é a redução do novo cresci­men­to. Há tam­bém um efeito cumu­la­ti­vo que pode diminuir o cresci­men­to das árvores por vários anos. Por exem­p­lo, se o cresci­men­to de uma árvore for reduzi­do em 20% durante um ano dev­i­do à com­petição com a gra­ma, o cresci­men­to será auto­mati­ca­mente 20% menor durante o cresci­men­to do segun­do ano. A com­petição com gra­ma reduz o cresci­men­to em até 50%, por isso é necessário a reti­ra­da das plan­tas que atra­pal­ham o cresci­men­to e pos­suir uma irri­gação adequada.

Usan­do rega adequada

A irri­gação ade­qua­da, a qual pode com­pen­sar o efeito retar­dador da gra­ma que muitos profis­sion­ais saem em defe­sa é o sis­tema de gote­ja­men­to, que leva a água dire­ta­mente para raízes do arbus­to. Con­sid­er­a­da uma rega essen­cial para uma com­petição por nutri­entes entre a gra­ma e arvores, a segun­da opção leva à mel­hor, prin­ci­pal­mente se hou­ver rega extra, a con­se­quên­cia são que as plan­tas crescerão muito mel­hor, e árvores frutíferas poderão ren­der bem mais.

fonte: www.mt.gov.br

Rega em árvores grandes

Para regar árvores grandes, deixe a água fluir lenta­mente para uma área sob a lin­ha de gote­jadores da árvore por várias horas.

Espe­cial­is­tas indicam que árvores grandes requerem irri­gação mais pro­fun­da do que os pro­pri­etários podem imag­i­nar. Lem­bre-se de que a rega ade­qua­da para rel­va que cresce debaixo de árvores não é ade­qua­da para árvores em cresci­men­to ati­vo, esse é a grande pre­ocu­pação dos profis­sion­ais espe­cial­is­tas, sep­a­rar as for­mas de irri­gação para cada plan­ta onde pos­sam rece­berem rece­ber seus nutri­entes essenciais.

No fim as árvores pre­cisam de uma imer­são pro­fun­da e com­ple­ta uma vez por sem­ana na estação de cresci­men­to, seja com chu­vas nat­u­rais ou irri­gação suple­men­tar. Ao irri­gar, seja min­u­cioso e deixe a água pen­e­trar pro­fun­da­mente.

Tex­to orig­i­nal: Aggie horticulture 

Adap­tação e tradução: Vitor Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *