Saiba como lidar com manejo irrigado em tempos de altas temperaturas

É pos­sív­el min­i­mizar os efeitos do estresse tér­mi­co nas plan­tas e pro­mover um ambi­ente saudáv­el e pro­du­ti­vo durante perío­dos de altas temperaturas.

Por: Vitor santos 

Geren­ciar a irri­gação durante perío­dos de altas tem­per­at­uras é essen­cial para garan­tir a saúde e a pro­du­tivi­dade das plan­tas. Aqui estão algu­mas dire­trizes impor­tantes para lidar com o mane­jo da irri­gação em condições de calor intenso:

Mon­i­tora­men­to Reg­u­lar: Durante perío­dos de altas tem­per­at­uras, é cru­cial mon­i­torar reg­u­lar­mente as condições do solo e das plan­tas. Isso pode ser feito por meio de sen­sores de umi­dade no solo, obser­vação visu­al das plan­tas e análise das pre­visões meteorológicas.

Horário da Irri­gação: Evite irri­gar durante as horas mais quentes do dia, quan­do a evap­o­ração é mais alta e a absorção de água pelas plan­tas pode ser lim­i­ta­da. Opte por regar no iní­cio da man­hã ou no final da tarde, quan­do as tem­per­at­uras são mais ame­nas e a umi­dade rel­a­ti­va do ar é mais alta.

Fre­quên­cia de Irri­gação: Aumente a fre­quên­cia de irri­gação durante perío­dos de calor inten­so para garan­tir que as plan­tas rece­bam água sufi­ciente para com­pen­sar a tran­spi­ração exces­si­va. No entan­to, evite o exces­so de irri­gação, pois isso pode levar ao enchar­ca­men­to do solo e ao desen­volvi­men­to de doenças radiculares.

Téc­ni­cas de Irri­gação Efi­cientes: Uti­lize téc­ni­cas de irri­gação efi­cientes, como gote­ja­men­to ou irri­gação por microasper­são, que fornecem água dire­ta­mente às raízes das plan­tas, reduzin­do o des­perdí­cio de água por evaporação.

Mulching: Aplique uma cama­da de mate­r­i­al orgâni­co, como pal­ha ou cas­ca de árvore, ao redor das plan­tas para aju­dar a reter a umi­dade do solo, reduzir a evap­o­ração e man­ter as raízes frescas.

Adubação Bal­ancea­da: Fornecer nutri­entes ade­qua­dos às plan­tas pode ajudá-las a tol­er­ar mel­hor o estresse cau­sa­do pelo calor. Cer­ti­fique-se de que as plan­tas ten­ham aces­so a uma dieta equi­li­bra­da de nutri­entes, incluin­do potás­sio, que é impor­tante para a reg­u­lação da pressão osmóti­ca e a resistên­cia ao estresse hídrico.

Práti­cas Cul­tur­ais: Adote práti­cas cul­tur­ais que aju­dem as plan­tas a lidar com o estresse tér­mi­co, como poda ade­qua­da, mane­jo de plan­tio e seleção de var­iedades adap­tadas ao cli­ma local.

Acom­pan­hamen­to e Ajustes: Este­ja prepara­do para ajus­tar o mane­jo da irri­gação con­forme as condições climáti­cas mudam. Mon­i­tore con­tin­u­a­mente as neces­si­dades hídri­c­as das plan­tas e ajuste o regime de irri­gação con­forme necessário.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *