A importância da manutenção recorrente nos sistemas de pivot central

A manutenção ade­qua­da do sis­tema de irri­gação no piv­ot cen­tral é fun­da­men­tal para garan­tir sua efi­ciên­cia, pro­lon­gar sua vida útil e max­i­mizar a pro­du­tivi­dade das cul­turas agrícolas.

Por: Vitor Santos 

 

A manutenção em sis­temas de irri­gação no piv­ot cen­tral é essen­cial para garan­tir o fun­ciona­men­to efi­ciente e pro­lon­gar a vida útil do equipa­men­to. O piv­ot cen­tral, tam­bém con­heci­do como piv­ot ven­tral, é um sis­tema de irri­gação ampla­mente uti­liza­do em grandes áreas agrí­co­las dev­i­do à sua capaci­dade de cobrir uma grande exten­são de ter­ra de for­ma eficiente.

A seguir, desta­co alguns pon­tos impor­tantes sobre a manutenção desse tipo de sistema:

  1. Inspeção reg­u­lar: É fun­da­men­tal realizar inspeções per­iódi­cas no piv­ot cen­tral para iden­ti­ficar qual­quer prob­le­ma ou des­gaste nas peças. Isso pode incluir ver­i­fi­cação de vaza­men­tos, des­gaste de com­po­nentes e fun­ciona­men­to ade­qua­do dos motores e sis­temas de controle.
  2. Limpeza: Man­ter o piv­ot cen­tral limpo é cru­cial para evi­tar obstruções nos bicos de irri­gação e garan­tir a dis­tribuição uni­forme da água. Remover detri­tos, como fol­has, gal­hos e sujeira, aju­da a pre­venir blo­queios e prob­le­mas de fluxo.
  3. Ver­i­fi­cação de bicos e asper­sores: Os bicos e asper­sores do piv­ot cen­tral devem ser ver­i­fi­ca­dos reg­u­lar­mente para garan­tir que este­jam fun­cio­nan­do cor­re­ta­mente e dis­tribuin­do a quan­ti­dade ade­qua­da de água. Sub­sti­tuir ou limpar bicos dan­i­fi­ca­dos ou obstruí­dos é essen­cial para man­ter a efi­ciên­cia da irrigação.
  4. Ajuste do sis­tema: É impor­tante ajus­tar o sis­tema de irri­gação de acor­do com as neces­si­dades especí­fi­cas da cul­tura e das condições climáti­cas. Isso pode envolver a pro­gra­mação de horários de irri­gação, ajuste da taxa de apli­cação de água e direção do piv­ot para garan­tir uma cober­tu­ra uni­forme da área.
  5. Manutenção dos motores e sis­temas de con­t­role: Os motores e sis­temas de con­t­role do piv­ot cen­tral devem ser inspe­ciona­dos reg­u­lar­mente para garan­tir seu fun­ciona­men­to ade­qua­do. Isso inclui ver­i­ficar a lubri­fi­cação, ten­são das cor­reias, fun­ciona­men­to dos sen­sores e sis­temas de automação.
  6. Mon­i­tora­men­to do con­sumo de água: Mon­i­torar o con­sumo de água pelo piv­ot cen­tral pode aju­dar a iden­ti­ficar pos­síveis vaza­men­tos ou prob­le­mas no sis­tema. Um con­sumo anor­mal­mente alto de água pode indicar a neces­si­dade de reparos ou ajustes no sis­tema de irrigação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *