Quais os principais benefícios da irrigação por gotejamento?

Por que tan­tos jar­dineiros e agricul­tores estão optan­do pela irri­gação por gote­ja­men­to? Exis­tem muitas razões, incluin­do a econo­mia de água, bem como econo­mia de tem­po, din­heiro e aborrecimentos.

Mas como fun­ciona a irri­gação por gote­ja­men­to e o que é a irri­gação por gote­ja­men­to? Leia as respostas sobre esse méto­do de rega efi­ciente e como ele pode ajudá-lo com suas plantas.

A irri­gação por gote­ja­men­to envolve sim­ples­mente o fornec­i­men­to lento de água para as plan­tas ao nív­el do solo, em vez de irri­gar man­ual­mente de cima, com pul­ver­izadores ou out­ros méto­dos de irri­gação sus­pen­sos. Não deve ser con­fun­di­da com irri­gação por imersão.

Qual é a difer­ença entre irri­gação por gote­ja­men­to e mangueiras de imer­são? As mangueiras de imer­são são porosas, então a água vaza por toda a exten­são. Os sis­temas de irri­gação por gote­ja­men­to usam tubos emis­sores pre­sos a um tubo lon­go. A água pin­ga de cada tubo emis­sor em um local mais pre­ciso, dan­do a você mais con­t­role sobre a irrigação.

Veja esse resultado após utilização do WS-17 Mangueira de Gotejamento

Água com eficá­cia: a irri­gação por gote­ja­men­to é o méto­do mais efi­ciente de irri­gação hoje.

  • Colo­ca uma quan­ti­dade pre­cisa de água onde você precisa
  • Evi­ta o exces­so de água
  • Con­ser­va água
  • Econ­o­miza dinheiro
  • Econo­mia de tem­po: A insta­lação de um sis­tema de gote­ja­men­to não só econ­o­mizará água, mas tam­bém tempo
  • Elim­ine horas de rega à mão
  • Pode ser total­mente autom­a­ti­za­do com um cronômetro
  • Reduz ou elim­i­na a remoção de ervas daninhas
  • Econo­mia de din­heiro: sis­temas de gote­ja­men­to iner­ente­mente regam dire­ta­mente nas raízes das plantas.
  • A irri­gação por gote­ja­men­to usa 30 a 50% menos água
  • Em uma ou duas tem­po­radas, você pode recu­per­ar o cus­to de aquisição do sistema
  • Sua con­ta de serviço (água) será menor com menos per­da de água por evaporação

Os com­po­nentes da irri­gação por gote­ja­men­to durarão muitos anos com um plane­ja­men­to ade­qua­do.

Ver­sa­til­i­dade: os sis­temas de irri­gação por gote­ja­men­to podem ser usa­dos ​​em qual­quer lugar.

  • Jardins, vin­has, est­u­fas e plan­tações em linha
  • Pais­agens exis­tentes ou novas
  • Encostas ou ter­reno plano
  • Duradouro e adaptável
  • O fer­til­izante pode ser forneci­do às plan­tas enquan­to o sis­tema está fun­cio­nan­do com um inje­tor de fertilizante

Fitossanidade: a irri­gação por gote­ja­men­to colo­ca água na base das plan­tas, e não nas folhas

  • Aju­da a pre­venir o mofo nas folhas
  • Min­i­miza doenças que podem crescer e se espal­har em fol­has molhadas
  • Reduz a evap­o­ração de gotícu­las de água no ar

A irri­gação por gote­ja­men­to é usa­da em fazen­das grandes e peque­nas, em vin­he­dos, hor­tas e viveiros, bem como em varan­das, tel­ha­dos e decks urbanos em todo o mundo.

Ago­ra, com o supri­men­to de água dimin­uin­do e o cus­to da água aumen­tan­do, a deman­da e a pop­u­lar­i­dade da irri­gação por gote­ja­men­to aumen­taram. Os gov­er­nos locais e em todo o mun­do pre­cisam garan­tir uma gestão sus­ten­táv­el, efi­ciente e equi­tati­va dos escas­sos recur­sos hídricos.

Aqui estão algu­mas maneiras sim­ples de ajudar:

Você pode econ­o­mizar água e tem­po ao cri­ar pais­agens e jardins com arbus­tos e árvores nativos tol­er­antes à seca, quan­do pos­sív­el. Essas plan­tas se adap­taram nat­u­ral­mente ao ambi­ente local e exi­girão menos cuida­dos, irri­gação e fer­til­iza­ção com o tem­po. Usan­do o máx­i­mo pos­sív­el de plan­tas nati­vas, você pode min­i­mizar plan­tações que requerem mui­ta atenção. Em alguns anos, essas plan­tas nati­vas não pre­cis­arão ser regadas.

Mel­hor ain­da, sub­sti­tua total­mente seu gra­ma­do por uma pais­agem rochosa (rocha grande), las­cas de madeira ou peque­nas pedras arredondadas ao redor de suas árvores e arbus­tos nativos. A manutenção de um gra­ma­do exige muito tem­po, din­heiro e água. Usar um cor­ta­dor de gra­ma, cap­inar e fer­tilizar se tornará uma coisa do pas­sa­do. A exposição a fer­til­izantes quími­cos, gas­es e ruí­do será reduzi­da. Sua con­ta de serviços públi­cos será reduzi­da, refletindo dire­ta­mente esta mudança.

Um sis­tema de gote­ja­men­to efi­ciente vai econ­o­mizar até 50% na con­ta de água em jardins veg­e­tais e orna­men­tais, bem como em pomares.  Use uma cama­da espes­sa de cober­tu­ra mor­ta no chão ao redor das árvores e arbus­tos para reter a umi­dade embaixo. A cober­tu­ra mor­ta está disponív­el em muitas for­mas, incluin­do las­cas de madeira, cas­ca moí­da, peque­nas pedras ou uma espes­sa cama­da de fol­has. Quan­do você colo­ca essa cama­da pro­te­to­ra, ela reduz o cresci­men­to de ervas dan­in­has, mel­ho­ra a fer­til­i­dade e a saúde do solo, adi­ciona beleza à sua pais­agem e econ­o­miza água.

Ajuste os cronômet­ros para regar antes das 10h e após as 16h. para reduzir a quan­ti­dade de evap­o­ração. Cer­ti­fique-se de que a máquina de lavar louça e a máquina de lavar este­jam cheias antes de ini­ciar um ciclo. Isso econ­o­mizará elet­ri­ci­dade e tam­bém água. Den­tro e fora da casa, tome ban­hos mais cur­tos. Se você real­mente quer econ­o­mizar água, tome “duchas da Mar­in­ha”. Ligue o chu­veiro para se mol­har. Em segui­da, feche a água e ens­aboe. Ligue a água nova­mente e enxágue. Ao cuidar de sua casa ao ar livre, use vas­souras em vez de mangueiras de água para limpar passagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *