Principais dicas para configurar um sistema de irrigação por Gotejamento

Assim como a maio­r­ia das for­mas de vida, as plan­tas pre­cisam de vários princí­pios bási­cos para pros­per­ar em abundân­cia, luz, comi­da e água. A água é sem dúvi­da o com­po­nente mais impor­tante. Afi­nal, ele rep­re­sen­ta a maior parte do peso da maio­r­ia da veg­e­tação e dos ani­mais. Quer você cul­tive veg­e­tais, flo­res ou qual­quer out­ra coisa den­tro ou fora de casa, você deve cer­ti­ficar-se de fornecer a eles um supri­men­to con­fiáv­el de água vital.

Abastec­i­men­to de água para jar­di­nagem e cultivo
Se você estiv­er cul­ti­van­do suas plan­tas den­tro de casa, você mes­mo pre­cis­ará irri­gar. Mes­mo ao ar livre, a chu­va pode ser pouco con­fiáv­el, espe­cial­mente com os impactos cres­centes das mudanças climáti­cas. Onde quer que você cul­tive, você pre­cis­ará ser capaz de fornecer uma fonte de água além de tudo o que a Mãe Natureza decidir dar.

Você pode usar uma mangueira ou balde para regar as plan­tas man­ual­mente, mas isso con­some tem­po e des­perdí­cio.

Con­fig­u­rar a irri­gação por gote­ja­men­to é uma alter­na­ti­va inteligente. Este méto­do fornece exata­mente a quan­ti­dade de água necessária onde for necessária, reduzin­do o des­perdí­cio e econ­o­mizan­do tempo.

Como con­fig­u­rar a irri­gação por gotejamento
Nos­sas prin­ci­pais dicas para con­fig­u­rar um sis­tema de irri­gação por gote­ja­men­to mostrarão como é fácil cri­ar um sis­tema de irri­gação que o rec­om­pen­sará com menor uso de água e maior tem­po livre. O proces­so tam­bém é fácil. Depen­den­do do taman­ho da área que dese­ja irri­gar, você pode con­fig­u­rar seu próprio sis­tema em ape­nas algu­mas horas. Nen­hu­ma fer­ra­men­ta espe­cial ou exper­iên­cia em encana­men­to é necessária para faz­er isso.

A irri­gação por gote­ja­men­to pode aten­der a uma var­iedade de final­i­dades. Pode ser usa­do ao ar livre ou den­tro de casa em uma est­u­fa ou túnel alto. Você pode con­fig­u­rar seu sis­tema para regar plan­tas em recip­i­entes, can­teiros ele­va­dos ou jardins. Os agricul­tores e hor­tic­ul­tores podem usar a irri­gação por gote­ja­men­to para as plan­tações. Ess­es sis­temas tam­bém são ideais para can­teiros de flo­res, árvores e arbustos.

A maneira mais fácil de começar é com um kit de irri­gação por gote­ja­men­to. Ess­es kits vêm com todos os com­po­nentes bási­cos de um sis­tema de irri­gação por gote­ja­men­to, incluin­do tubu­lação da lin­ha prin­ci­pal, lin­ha de gote­ja­men­to com emis­sores, conexões para conec­tar mangueiras e esta­cas de punção e retenção para man­ter as mangueiras no lugar no solo.

Plane­ja­men­to de irri­gação por gotejamento
Os tem­po­rizadores são opcionais, mas são alta­mente recomen­da­dos, espe­cial­mente se você quis­er regar enquan­to está no tra­bal­ho, nas férias ou em qual­quer out­ro lugar. Sim­ples­mente pro­grame seu cronômetro para que o sis­tema regue auto­mati­ca­mente suas plan­tas nos horários predefinidos.

Tam­bém é uma boa ideia usar uma válvu­la em Y se quis­er man­ter uma mangueira de jardim acessív­el para out­ras tare­fas. Conec­ta­da à torneira, a válvu­la Y fornecerá duas conexões: uma para o sis­tema de irri­gação por gote­ja­men­to e out­ra para a mangueira.

Plane­jar seu sis­tema de gote­ja­men­to é sim­ples. Seu kit deve con­ter instruções detal­hadas, mas aqui estão os princí­pios bási­cos. Conecte seu reg­u­lador de pressão, fil­tro e mangueira de lin­ha prin­ci­pal à torneira. Em segui­da, defi­na seus tubos gote­jadores e emis­sores onde quis­er e conecte-os à lin­ha principal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *