Irrigação por gotejamento um aliado indispensável para o cultivo de algodão

Os agricul­tores indi­anos estão fes­te­jan­do o aumen­to da pro­du­tivi­dade do cul­ti­vo de algo­dão apo­s­tan­do em sis­temas de gotejamento.

Por: Vitor Santos 

Pesquisadores indi­anos afir­mam que ado­tar méto­dos cien­tí­fi­cos é o cam­in­ho para a lucra­tivi­dade quan­do se tra­ta de grandes cul­tivos. Aliar tec­nolo­gia com a irri­gação é um inves­ti­men­to lucra­ti­vo para o agricul­tor que usa o mane­jo ade­qua­do, a irri­gação por gote­ja­men­to é um méto­do ultra efi­ciente para o cul­ti­vo de algodão.

São várias as car­ac­terís­ti­cas pos­i­ti­vas que con­segue traz­er um retorno lucra­ti­vo. O sis­tema econ­o­miza água e elet­ri­ci­dade, reduz a quan­ti­dade de fer­til­izante necessária.

Fornece água para a raiz da cul­tura do algo­dão e não para o dos­sel. Assim, man­tém o nív­el de umi­dade inal­ter­ado.  A apli­cação de dosagem de água medi­da tam­bém aju­da a con­tro­lar e cri­ar flex­i­bil­i­dade para desen­volver estresse leve durante perío­dos especí­fi­cos de crescimento.

A lista de van­ta­gens tam­bém não ter­mi­na aí. É pos­sív­el faz­er irri­gação por gote­ja­men­to à noite e até mes­mo em ter­renos irreg­u­lares. Em suma, os agricul­tores pre­cisam ado­tar essa maneira inteligente em vez de sim­ples­mente tra­bal­har sem alcançar a pro­dução ide­al de suas terras.

Mane­jo de fer­til­izantes com irri­gação por gotejamento

Obter a nutrição da cul­tura no local é essen­cial para max­i­mizar o rendi­men­to do algo­dão. Pou­ca nutrição reduz o poten­cial de rendi­men­to das cul­turas, enquan­to muito fer­til­izante afe­ta a lucra­tivi­dade através do aumen­to de cus­tos, con­t­a­m­i­nação de mudas de algo­dão, águas sub­ter­râneas, cresci­men­to veg­e­ta­ti­vo exces­si­vo na cul­tura e prob­le­mas rela­ciona­dos a inse­tos, doenças e colheita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *