Entenda mais sobre irrigar árvores perenes

O nome já diz cul­tura perene ou cul­tura de ciclo lon­go se ref­ere a plan­tações per­ma­nentes que duram vários anos. 

Por: Vitor Santos 

 

As árvores perenes são uma parte impor­tante da pais­agem, fornecen­do não ape­nas cor e elegân­cia durante todo o ano, mas tam­bém som­bra, abri­go e pro­teção para pás­saros e ani­mais selvagens.

Emb­o­ra as árvores perenes requeiram muito pou­ca atenção uma vez que as árvores este­jam esta­b­ele­ci­das, a rega ade­qua­da e o solo bem drena­do são fatores críti­cos no está­gio de muda.

Vamos dar dicas impor­tantes para uma irri­gação melhor. 

Dica 1 — Regue as árvores perenes reg­u­lar­mente durante o primeiro ano após o plan­tio. Dê à árvore 1 a 3 pole­gadas de água toda sem­ana, a menos que a umi­dade ven­ha na for­ma de chu­va. Regar pro­fun­da­mente uma ou duas vezes por sem­ana é mel­hor do que uma irri­gação mais fre­quente e rasa, pois a rega pro­fun­da desen­volverá raízes lon­gas e saudáveis. Raízes rasas serão mais propen­sas a danos cau­sa­dos ​​pela seca.

Dica 2 - A irri­gação esta­b­ele­ceu árvores perenes pro­fun­da­mente durante os perío­dos quentes e sec­os do verão, quan­do não hou­ve chu­vas por qua­tro a seis semanas.

Dica 3 - Regue as árvores perenes usan­do um sis­tema de irri­gação por gote­ja­men­to ou uma mangueira de imer­são. Como alter­na­ti­va, deixe uma mangueira de jardim pin­gar lenta­mente na base da plan­ta. Orga­nize o sis­tema de irri­gação para que a água seja dire­ciona­da para o solo sob a folhagem.

Dica 4 - Evite regar além da lin­ha de gote­ja­men­to, que é a lin­ha onde a chu­va pin­ga dos gal­hos exter­nos. Evite regar a menos de um metro do tron­co, a menos que a árvore ten­ha menos de um ano. Para árvores perenes com menos de um ano, deixe a água pin­gar no solo sobre a raiz.

Dica 5 - Irrigue as árvores perenes pro­fun­da­mente o sufi­ciente para absorv­er as raízes antes do primeiro con­ge­la­men­to forte esper­a­do em sua área. Regar antes da primeira gea­da garan­tirá que as raízes per­maneçam hidratadas durante todo o inver­no. O solo seco e con­ge­la­do pode causar queimaduras de inverno.

Dica 6 - Regue as árvores perenes à noite para evi­tar menos per­da de umi­dade dev­i­do à evap­o­ração. Não mol­he a folhagem.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *