Entenda mais sobre a irrigação por gotejo subsuperficial

A irri­gação por gote­ja­men­to sub­su­per­fi­cial é geral­mente uma tec­nolo­gia oper­a­da auto­mati­ca­mente de alta tec­nolo­gia apli­ca­da à pro­dução de média e grande escala. Sai­ba mais! 

Por: Vitor Santos 

 

A irri­gação por gote­ja­men­to sub­su­per­fi­cial é um sis­tema alta­mente efi­ciente que usa tubos de gote­ja­men­to enter­ra­dos ou fita de gote­ja­men­to para aten­der às neces­si­dades de água da cultura.

Uma vez que a água é apli­ca­da abaixo da super­fí­cie do solo, os efeitos da infil­tração da super­fí­cie, como for­mação de crostas, condição sat­u­ra­da de água em poças e per­das de água por evap­o­ração e escoa­men­to super­fi­cial (incluin­do erosão do solo) são eliminados.

Bene­fí­cios

Com o sis­tema de irri­gação por gote­ja­men­to de taman­ho apro­pri­a­do e bem man­ti­do, a apli­cação de água é alta­mente efi­ciente e uni­forme. O mol­hamen­to ocorre ao redor do tubo e a água se move em todas as direções. Além dis­so, a água é apli­ca­da dire­ta­mente na zona da raiz da cul­tura, em oposição à super­fí­cie do solo, onde a maio­r­ia das sementes de ervas dan­in­has hiber­na. Como resul­ta­do, a ger­mi­nação de ervas dan­in­ha anu­ais é reduzi­da. Isso reduz a pressão sobre col­heitas valiosas.

Car­ac­terís­ti­cas

Algu­mas cul­turas podem se ben­e­fi­ciar do calor adi­cional forneci­do pelas condições de super­fí­cie seca e pro­duzir mais bio­mas­sa. Quan­do geren­ci­a­da ade­quada­mente, a apli­cação de fer­til­izantes pode ser otimizada.

Os cam­pos ain­da podem ser tra­bal­ha­dos quan­do os sis­temas de irri­gação são instalados.

Um sis­tema de irri­gação por gote­ja­men­to sub­ter­râ­neo tem um design semel­hante ao de um sis­tema de irri­gação por gote­ja­men­to comum. Um lay­out de sis­tema típi­co con­siste em um tanque de decantação, unidade de bombea­men­to, válvu­la de alívio de pressão, válvu­las de pre­venção de refluxo, unidade de injeção de fer­til­izante, unidade de fil­tragem, reg­u­ladores de pressão, válvu­las de ven­ti­lação e tubos de PVC que fornecem a água à col­hei­ta. A tubu­lação fica de 10 a 60 cm abaixo do solo, depen­den­do da cul­tura e do solo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *