Custo operacional de um Pivô Central

Tex­to escrito por: Allan Ramires

Com­para­n­do o Pivô Cen­tral com um Maquinário Agrí­co­la ou uma Unidade Armazenado­ra, o cus­to opera­cional anu­al pode ser até dez vezes menor. O cus­to ain­da pode diminuir se pen­sar­mos em manutenções preventivas.

O cus­to do Pivô está resum­i­do em: Tro­ca de óleo dos Moto-Redu­tores e Redu­tores de roda (Motor que faz o lance se movi­men­tar), Acopla­men­to- Rótu­la e Jun­ta Flexív­el (Peça onde é supor­ta­da o movi­men­to de alin­hamen­to e desal­in­hamen­to do Pivô – Princí­pio da movi­men­tação) e Vedação (Anéis de vedação entre os tubos e Man­gotes com suas abraçadeiras).

Atual­mente, o cus­to médio de manutenção para um Pivô de 100 Há varia entre R$5000 a R$7000 anu­al; Lem­bran­do que o cus­to depen­derá muito da quan­ti­dade de horas irri­gadas e a con­ser­vação do equipa­men­to na área.

Deve-se colo­car em práti­ca, que, o equipa­men­to é como um imple­men­to agrí­co­la e neces­si­ta de um respon­sáv­el espe­cial­iza­do, pois qual­quer decisão errônea pode acar­retar em mal fun­ciona­men­to do pro­du­to, poden­do com­pro­m­e­ter uma safra.

Allan Ramires

Engen­heiro Agrí­co­la e Ambi­en­tal for­ma­do pela UFMT (Uni­ver­si­dade Fed­er­al de Mato Grosso)

2013–2015 – Pro­jetista (Irri­gação local­iza­da, pais­ag­is­mo e Asper­são Convencional)

2017- Atu­al – Setor com­er­cial de Irri­gação (Pivô Cen­tral – Reven­da Valley)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *