Critérios para iniciar um projeto de irrigação

Toda plan­ta pre­cisa de irri­gação na medi­da cer­ta para obter um resul­ta­do pos­i­ti­vo, seja na agri­cul­tura, jar­di­nagem ou pasta­gens apren­da quais fatores necessários para obter um bom pro­je­to para irrigação.

Por: Vitor Santos 

Para ini­ciar um pro­je­to de irri­gação seja autom­a­ti­za­da ou local­iza­da é pre­ciso seguir critérios indis­pen­sáveis para elab­o­ração do plano. Para que o tra­bal­ho ten­ha o suces­so esper­a­do pon­tu­amos algu­mas definições necessárias para começar o pro­je­to de irri­gação leia quais são eles:

1- Lev­an­ta­men­to de dados da área a ser irrigada

2- Lev­an­ta­men­to das car­ac­terís­ti­cas da operação

3- Car­ac­terís­ti­cas da água que será usa­da na irrigação

4- Car­ac­terís­ti­cas do acionamento

5- Critérios de dimensionamentos

6- Respon­s­abil­i­dade técnica

Os critérios aci­ma podem ser clas­si­fi­ca­dos como os prin­ci­pais fatores para o pro­je­to sair do papel e ter iní­cio nas áreas irri­gadas. Ago­ra veja as definições de cada car­ac­terís­ti­cas dess­es critérios

Lev­an­ta­men­to de dados da área a ser irri­ga­da são elas: 

- Definir a área ser irri­ga­da em hectares ou m²

- Espé­cie de cul­tura plan­ta­da ou a ser plan­ta­da e o espaça­men­to entre plan­tas e entre lin­has, incluin­do as difer­entes var­iedades e datas de plantio.

- O tipo de solo deve ser obser­va­do, e informado:

  1. Quan­to à sua tex­tu­ra: argilosa, arenosa ou tex­tu­ra média.
  2. É dese­jáv­el ver­i­ficar a taxa de infil­tração bási­ca do solo, e a cur­va de retenção de água no solo, prin­ci­pal­mente para pro­je­tos de aspersão.

Topografia do ter­reno: Deve ser forneci­da plan­ta pla­nial­timétri­ca com o detal­hamen­to do plan­tio e prin­ci­pais car­ac­terís­ti­cas da área, incluin­do pon­to de toma­da de água e sen­ti­do de plan­tio. As cur­vas de nív­el devem ser no máx­i­mo a cada 1,0 m para sis­temas de irri­gação local­iza­da e a cada 5 m para sis­temas de aspersão.

Para enten­der mel­hor a plan­ta pla­nial­timétri­ca é a base para a elab­o­ração de pro­je­to de irri­gação, por­tan­to, a qual­i­dade das infor­mações nela con­ti­da é impre­scindív­el para a con­strução de um bom pro­je­to de irrigação.

Lev­an­ta­men­tos das car­ac­terís­ti­cas da operação 

O pro­jetista cal­cu­la os dados cli­ma­tológi­cos da região onde será insta­l­a­do todo equipa­men­to da irri­gação, ess­es dados devem ser sub­meti­dos a aprovação por escrito e con­fir­ma­dos pelo cliente que con­tra­ta o serviço do mes­mo. Para isso são dese­jáveis os seguintes dados cli­ma­tológi­cos da região que são escol­hi­dos e anal­isa­dos pelas partes:

- Pre­cip­i­tação

- Evap­o­ração do tanque classe A

- Evap­o­tran­spi­ração

- Veloci­dade do vento

- Tem­per­atu­ra média

- Umi­dade relativa

- Tipo de sis­tema a ser uti­liza­do ou as alter­na­ti­vas possíveis.

 — Horas de fun­ciona­men­to dese­ja­do por dia: máx­i­mo de horas de fun­ciona­men­to possível.

- Turno de rega

Car­ac­terís­ti­cas da água que será usa­da na irrigação

O fator mais impor­tante do pro­je­to pos­to em questão é a água por isso que pre­cisa-se anal­is­ar a qual­i­dade da mes­ma antes do iní­cio do pro­je­to em ger­al, deve­mos ver os fatos cru­ci­ais para essa classificação:

  1. Quan­ti­dade Outorgada
  2. Caso não haja Out­or­ga, quan­ti­dade da água disponív­el na estação seca deve ser verificada.
  3. Se a água for cap­ta­da numa fonte de água cor­rente (rio, ria­cho, canal, etc.) deter­mi­nar a sua vazão em litros/segundo ou met­ros cúbicos/hora;
  4. Se a cap­tação for fei­ta em um reser­vatório (repre­sa, açude, etc.) deter­mi­nar o seu vol­ume em met­ros cúbi­cos (m3), vazão de saída.
  5. Deve ser aler­ta­da da importân­cia da doc­u­men­tação necessária para a reg­u­lar­iza­ção da cap­tação de água, de acor­do com a leg­is­lação vigente.

Para definir o local da cap­tação de água, cole­tar infor­mações sobre o com­por­ta­men­to do local em épocas de chu­va (pre­sença de cor­renteza, enchentes, etc.)

CONTINUA…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *