As vantagens da irrigação localizada no cultivo do coqueiro anão

Os destaques dessas van­ta­gens estão a econo­mia grada­ti­va de água, o baixo con­sumo de ener­gia dos sis­temas e o aumen­to da pro­dução com a rega. 

Por: Vitor Santos 

Em cul­ti­vo de coqueiro anão é pos­sív­el aplicar água dire­ta­mente sobre a zona radic­u­lar das plan­tas, isso pode ser com alta e baixa inten­si­dade poden­do per­mi­tir que o solo per­maneça con­stan­te­mente com a umi­dade ele­va­da, todos méto­dos cita­dos é con­heci­do como irri­gação local­iza­da, esse apro­pri­a­do para o cul­ti­vo do coqueiro anão.

E são diver­sas as van­ta­gens que se desta­cam com o uso cor­re­to da irri­gação local­iza­da. Den­tre as van­ta­gens do mane­jo, está a econo­mia de água, o baixo con­sumo de ener­gia, a maior efi­ciên­cia de irri­gação, a facil­i­dade na apli­cação de fer­til­izantes, redução de mão de obra, aumen­to da pro­dução, mel­ho­ria da qual­i­dade dos cocos, diminuição de danos da plan­ta e a adap­tação para tipos de solos e terrenos.

- Aumen­to da pro­dução com o mel­ho­ra­men­to da qualidade 

O aumen­to acon­tece com o supri­men­to de água em baixas quan­ti­dades e alta fre­quên­cia da região e do solo com maior con­cen­tração do sis­tema radic­u­lar das plan­tas. Com isso a pos­si­bil­i­dade das plan­tas virem a sofr­er estresse hídri­co prati­ca­mente não existe, o que favorece o desen­volvi­men­to da cul­tura com incre­men­to na produção.

- Facil­i­dade em aplicar fertilizantes

A irri­gação local­iza­da per­mite praticar com facil­i­dade e efi­ciên­cia o parce­la­men­to das adubações, isso através da fer­tir­ri­gação, uma téc­ni­ca que vem sendo cada vez mais uti­liza­da, prin­ci­pal­mente por fruticultores.

- Con­sumo de ener­gia baixo 

Como o sis­tema de irri­gação local­iza­do, o sis­tema con­segue oper­ar com baixas pressões apli­can­do peque­nas vazões de água em relação a out­ros tipos de irri­gação, geran­do assim a econo­mia de água e a redução dos cus­tos de ener­gia para o bombeamento.

- Econo­mia de água 

* A obtenção desse bené­fi­co é atribuí­da às seguintes razões:

* Con­t­role de per­da de água por per­co­lação profunda

* Apli­cação de água em ape­nas uma fração da área cultivada

* Redução do risco de escoa­men­to superficial

* Redução das per­das de água por evap­o­ração na super­fí­cie do solo.

- Efi­ciên­cia da irrigação 

A efi­ciên­cia de irri­gação local­iza­da é obti­da à peque­na influên­cia do ven­to na dis­tribuição da água, geran­do menor evap­o­ração de água, dev­i­do ao fato do não mol­hamen­to de toda a super­fí­cie do solo, jun­to à ausên­cia.  Na maio­r­ia dos casos de per­da de água por per­co­lação pro­fun­da e por escoa­men­to super­fi­cial, são fatores que tam­bém con­tribuem sig­nif­i­cante para o aumen­to da efi­ciên­cia de irri­gação dos sis­temas de irri­gação localizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *