Tire suas dúvidas antes de implantar um sistema de irrigação

Antes de todo proces­so para insta­lação é de suma importân­cia faz­er algu­mas obser­vações para que todo pro­je­to ten­ha um bom anda­men­to. Entenda! 

Por: Vitor Santos

 

Para ter um sis­tema de irri­gação em uma pro­priedade é necessário uma con­cessão públi­ca. No Brasil, o respon­sáv­el é a Agên­cia Nacional de Águas o órgão emis­sor de tal concessão.

Impor­tante!

A iní­cio para ter essa autor­iza­ção e implan­tar o sis­tema de irri­gação é necessário cumprir os req­ui­si­tos da agên­cia. Ess­es req­ui­si­tos dizem respeito prin­ci­pal­mente à disponi­bil­i­dade hídri­ca local e bus­cam garan­tir a qual­i­dade e o con­t­role na uti­liza­ção das águas.

Uma vez feito isso, é pos­sív­el requer­er lin­has de crédi­to para mon­tar um sis­tema de irrigação.

Faça uma análise na água!

A água disponív­el para irri­gação tam­bém tem que ser de boa qual­i­dade. Para saber se essa água é ade­qua­da, anális­es são feitas para deter­mi­nar teo­res de sais, mate­ri­ais em sus­pen­são e a pre­sença de agentes patogêni­cos. Ess­es fatores podem afe­tar a escol­ha do sis­tema de irri­gação e da cul­tura a ser implantada.

A qual­i­dade da água a ser usa­da na irri­gação é fei­ta por meio de anális­es em lab­o­ratórios da Empre­sa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embra­pa), de Uni­ver­si­dades Fed­erais e de out­ras insti­tu­ições cre­den­ci­adas. O tipo de solo, o rele­vo, a disponi­bil­i­dade de água, o cli­ma, a cul­tura e o mane­jo de irri­gação são out­ros pon­tos que devem ser lev­a­dos em con­ta na hora da escol­ha do mel­hor sis­tema de irrigação.

É impor­tante con­sul­tar um engen­heiro agrônomo antes da escol­ha e even­tu­al insta­lação do sis­tema de irrigação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *