Tirando dúvidas recorrentes da agricultura irrigada

 

Muitas pes­soas ain­da cos­tu­mam ter algu­mas dúvi­das sobre mane­jos da agri­cul­tura irri­ga­da, são ques­tion­a­men­tos sobre o que é mito e ver­dade rela­ciona­do a esse tema. 

Por: Vitor Santos 

 

Um ques­tion­a­men­to recor­rente no setor agrí­co­la é o con­sumo de água para agri­cul­tura irri­ga­da, nesse embate exis­tem dois lados difer­entes, os que defen­d­em o uso e os que são con­tra. Essa questão acon­tece no Brasil mes­mo con­sid­er­a­do um dos país­es que pos­suem recur­sos hidro­grá­fi­cos abundantes.

Vamos explicar e tirar dúvi­das recor­rentes do assun­to, lev­an­ta­mos uma lista com os prin­ci­pais mitos e ver­dades rela­ciona­dos à agri­cul­tura irri­ga­da e o uso de água.

Mitos e Verdades 

A água vol­ta para o ciclo hidrológi­co (Ver­dade)

Isto é um fato impor­tante, vale destacar que a água uti­liza­da na agri­cul­tura não é des­perdiça­da. Ela vol­ta para seu ciclo hidrológi­co do ambi­ente. Este fato, porém não, exclui a neces­si­dade de faz­er a gestão de recur­sos hídri­cos necessários para que isso ven­ha acontecer.

A agri­cul­tura irri­ga­da con­some 70% da água doce do plan­e­ta (Mito)

Este é um dos mitos mais dis­cu­ti­dos no embate. A agri­cul­tura irri­ga­da é, sim, a prin­ci­pal usuária da água, porém vale ressaltar que a quan­ti­dade real desse uso rep­re­sen­ta ape­nas menos do que 0,6% das fontes de água superficiais.

Vale destacar que boa parte voltam à ter­ra e é rever­ti­da em umi­dade pelo plan­e­ta em seus cic­los naturais.

A agri­cul­tura irri­ga­da não deve ser trata­da como pri­or­i­dade (Mito)

A dis­cussão sobre essa atribuição de pro­priedades para o uso da água e o despre­zo pela agri­cul­tura irri­ga­da é um mito. Com exceção da hidratação dos ani­mais e do abastec­i­men­to pode-se diz­er con­sciente dos seres humanos, nen­hu­ma ativi­dade é pri­or­i­dade sobre out­ra isso é fato. O cor­re­to é favore­cer o uso con­sciente e múlti­p­lo, bus­can­do o mel­hor desen­volvi­men­to para o setor, isso aju­da ala­van­car a economia.

A agri­cul­tura irri­ga­da des­perdiça água (Mito)

Essa falá­cia é recor­rente em diver­sos debates, muitos apon­tam que o des­perdí­cio da água na agri­cul­tura irri­ga­da é a razão da crise hídri­ca, isso é um mito. Pois bem os sis­temas de irri­gação atu­ais são alta­mente efi­cientes e tec­nológi­cos, o que acon­tece é uma defi­ciên­cia nos sis­temas de canal­iza­ção e dis­tribuição das águas que são reti­radas dos rios e bacias de uma respec­ti­va região.

É impor­tante fris­ar a neces­si­dade de ver­i­ficar a efi­ciên­cia a cada uso especi­fi­co e gerir o uso con­sciente das águas não somente na agri­cul­tura, mas tam­bém em indus­trias, pecuária e no setor elétri­co, por exem­p­lo. Além dis­so, deve-se con­sid­er­ar o fator do impacto ecológi­co e social.

O mane­jo hídri­co e a agri­cul­tura irri­ga­da andam de mãos dadas (Ver­dade)

Existe uma grande importân­cia do mane­jo hídri­co para agri­cul­tura irri­ga­da, o abastec­i­men­to de ali­men­tos para as grandes pop­u­lações vem dessa parce­ria em cul­tivos que aju­dam fomen­tar o agronegó­cio e a econo­mia de um país.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *