Sistemas de irrigação sustentável serão instalados em comunidades indígenas em Roraima

O pro­je­to começou ben­e­fi­cian­do a comu­nidade indí­ge­na Darôra que foi a primeira a rece­ber o kit de irri­gação com pla­cas de ener­gia solar.

Por: Vitor Santos

 

A dis­tribuição dos kits visa impul­sion­ar a pro­dução da agri­cul­tura famil­iar nas comu­nidades indí­ge­nas e rur­al do municí­pio de Boa Vista, o pro­je­to foi lança­do com um sis­tema inédi­to no Esta­do de Roraima de irri­gação foto­voltaica de alta tec­nolo­gia e total­mente sustentável.

A pri­ori comu­nidade indí­ge­na Darôra foi a primeira a rece­ber o kit de irri­gação com pla­cas de ener­gia solar, por meio de um Ter­mo de Doação assi­na­do pelo prefeito do municí­pio roraimense Arthur Hen­rique, Tux­aua e agricul­tores da comunidade.

Ao todo, serão ben­e­fi­ci­adas cin­co comu­nidades indí­ge­nas e 30 pro­du­tores do cam­po de Boa Vista pelo pro­je­to, que fazem parte do Plano Munic­i­pal de Desen­volvi­men­to do Agronegó­cio (PMDA).

O líder políti­co da cidade Arthur Hen­rique ressalta, que o novo sis­tema vai aju­dar os agricul­tores a pro­duzirem de uma for­ma mais sus­ten­táv­el e lucra­ti­va vários ali­men­tos, pois, ele cap­ta a luz do sol e a trans­for­ma em ener­gia elétri­ca, reduzin­do o cus­to de pro­dução e assim pos­si­bil­i­tará a irri­gação de diver­sas cul­turas no perío­do de verão.

Já de acor­do com a secretária da Agri­cul­tura e Assun­tos Indí­ge­nas (SMAAI), esse novo sis­tema con­segue reduzir os altos cus­tos que os pro­du­tores tin­ham com combustíveis.

“O Pro­je­to Foto­voltaico chega para tirar ess­es cus­tos do pro­du­tor, con­se­quente­mente terão mais lucra­tivi­dade. E esta­mos tra­bal­han­do com tec­nolo­gia, ino­vação e sus­tentabil­i­dade. Com ener­gia limpa que Boa Vista

entre­ga para as comu­nidades e pro­du­tores da zona rur­al. E na cap­i­tal, temos exem­p­los de vários pré­dios públi­cos que já tra­bal­ham com essa lin­ha de ener­gia sus­ten­táv­el”, desta­ca o secretário Guil­herme Adjunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *