Sistema de irrigação por gotejamento aliado perfeito para jardinagem em tempos secos

O mane­jo de gote­jo é um méto­do de irri­gação que dar sobre­v­i­da para um jardim em perío­dos climáti­cos sec­os que asso­la algu­mas regiões do país. 

Por: Vitor Santos 

Vive­mos em um pais de con­stantes mudanças climáti­cas, do dia para noite o cli­ma con­segue mudar de quente para frio ou vice ver­sa, por isso é necessário escol­her uma rega cor­re­ta para você que ama seu jardim. A irri­gação é de suma importân­cia para as plan­tas seja em qual­quer tem­po climáti­co, mes­mo que as plan­tas sejam nati­vas, elas pre­cis­arão de água no tem­po cer­to para se man­ter vivas.

Diver­sos espe­cial­is­tas indicam que o mel­hor sis­tema de irri­gação para um cresci­men­to saudáv­el de um jardim em tem­pos sec­os, é o sis­tema de gote­ja­men­to, esse tipo de mane­jo tem uma efi­ciên­cia de até 95% isso aju­da a econ­o­mizar água e din­heiro. Out­ras opções difer­entes tam­bém podem na irri­gação onde inclui tubos per­fura­dos ver­ti­cais usa­dos muitos usa­dos em arbus­tos, ou mangueiras de imer­são apro­pri­adas para irri­gar. Para regiões mais secas não se acon­sel­ha usar sis­temas por sprin­klers, porque esse sis­tema visa des­perdiçar mui­ta água por meio de evap­o­ração e do escoamento.

No caso da irri­gação por gote­jo as van­ta­gens são diver­sas, para se ter uma ideia um sis­tema de gote­jo insta­l­a­do cor­re­ta­mente con­segue aplicar água dire­ta­mente nas raízes, com isso evi­ta grandes prob­le­mas de irri­gação exces­si­va prej­u­di­can­do o cresci­men­to vital das plan­tas, nos tem­pos mais sec­os esse uso exces­si­vo da água para irri­gação pode causar diver­sos danos como por exem­p­lo: queimaduras nas fol­ha­gens do jardim, ago­ra fazen­do a apli­cação dire­ta de água no pon­to cer­to das raízes impede o cresci­men­to de ervas dan­in­has no meio das plantas.

Sis­tema de gote­ja­men­to e seus com­po­nentes para irri­gar em tem­pos secos: 

- Reg­u­lar a pressão: Isso man­tém a pressão de água em um nív­el total­mente ade­qua­do aos com­po­nentes necessários da irrigação.

- Tem­po­rizador: Con­tro­la a duração e toda sua fre­quên­cia das regas, pois é pre­ciso procu­rar opções que ten­ham zonas de rega difer­entes para as difer­entes neces­si­dades da planta.

- Fil­tro: A importân­cia desse item é que evi­ta que as partícu­las obstru­am a sua tubu­lação menor e os seus emis­sores. O fil­tro é par­tic­u­lar­mente impor­tante quan­do sua fonte de água for um poço ou um tanque de água col­hi­da da chuva.

- Anti-refluxo: Pode evi­tar que a água do sis­tema de irri­gação con­t­a­mine a água potável.

- Tubu­lação de ali­men­tação: Os tubos de PVC podem ser rígi­dos ou tubu­lação flexíveis de polietileno.

- Micro­tubu­lação: Esse com­po­nente tra­ta-se de pequenos tubos de ¼ de pole­gadas que se pren­dem ao tubo de ali­men­tação e pode alcançar plan­tas indi­vid­u­ais do jardim.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *