Sistema de estação meteorológica aumenta produtividade em colheita

Tec­nolo­gia de mon­i­tora­men­to é usa­da por pro­du­tores do Triân­gu­lo Mineiro. Sis­tema con­tro­la pro­dução e noti­fi­ca pro­du­tor das ações a serem feitas.

Por G1 do Triângulo Mineiro

O uso da tec­nolo­gia para mel­ho­rar a pro­du­tivi­dade em lavouras já está dis­sem­i­na­do entre pro­du­tores rurais do Triân­gu­lo Mineiro. Uma das fer­ra­men­tas tec­nológ­i­cas ado­tadas por lá é um sis­tema que fun­ciona como uma estação mete­o­rológ­i­ca para a plan­tação. O proces­so aju­da no con­t­role de pro­dução da lavoura e aju­da a reduzir custos.

O fun­ciona­men­to é sim­ples: a cada qua­tro horas, os pro­du­tores rurais recebem a atu­al­iza­ção sobre a col­hei­ta em seus com­puta­dores, tabletes ou celu­lares. A estação avisa o pro­du­tor se está na hora ou não de efe­t­u­ar uma nova col­hei­ta ou uma nova irrigação.

Em Perdizes, o pro­du­tor Rober­to Berga­m­as­co instalou o sis­tema para aux­il­iar na sua plan­tação de batatas. Com a tec­nolo­gia, Rober­to espera um aumen­to de 150 sacas por hectares na sua próx­i­ma col­hei­ta. Ele con­tro­la os dados da col­hei­ta a cada 15 min­u­tos. “Antiga­mente, a gente iden­ti­fi­ca­va se esta­va na hora de irri­gar, ao vir pes­soal­mente para a lavoura. Hoje, econ­o­mizamos muito. O sis­tema nos avisa a hora que pre­cisamos faz­er uma nova irri­gação”, expli­cou o produtor.

O méto­do, uti­liza­do tam­bém na pro­dução de tomate e soja, per­mite o con­t­role de tudo o que acon­tece na lavoura. Com grá­fi­cos, o sis­tema apre­sen­ta, ain­da, o peri­go das doenças trans­mi­ti­das por fungos. 

A tec­nolo­gia aju­da o pro­du­tor na econo­mia de água e pro­du­tos fungi­ci­das. “Com essa fal­ta de água que esta­mos ten­do, temos que procu­rar econ­o­mizar o máx­i­mo que pud­er”, ressaltou o pro­du­tor. Das cin­co áreas com plan­tio de bata­ta, o pro­du­tor mon­i­to­ra dois. A uti­liza­ção do novo sis­tema ger­ou redução de quase R$400 de gas­tos por hectare para Roberto.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *