Saiba o momento certo de irrigar um jardim

Suas plan­tas ao ar livre agrade­cerão depois que você espal­har essas dicas de rega em sua roti­na reg­u­lar de jardim.

Por: Vitor Santos

 

Para man­ter as plan­tas mais saudáveis ​​não é nec­es­sari­a­mente dan­do-lhes mais água, mas fornecen­do a quan­ti­dade cer­ta de irri­gação no momen­to cer­to, para que o jardim fique saudáv­el e bonito. 

A maio­r­ia de espe­cial­is­tas em irri­gação de jardim recomen­da-se que, durante a estação nor­mal de cresci­men­to, o pais­ag­is­mo pre­cise de uma média de 2,5 cm de água por semana. 

Obvi­a­mente, depen­den­do do cli­ma em que você vive e de fatores como chu­va e calor, a fre­quên­cia com que você rega pode variar. 

De man­hã é a mel­hor hora para regar as plan­tas ao ar livre.

Pela man­hã é a mel­hor hora para regar um gra­ma­do para diminuir a per­da de água por evap­o­ração e preparar o gra­ma­do para um dia quente de verão. 

Já regar uma plan­ta per­to do nascer do sol tam­bém é o ideal. 

Regar as plan­tas ao ar livre antes que o sol fique muito forte e enquan­to as tem­per­at­uras são mais baixas aju­da as plan­tas a absorv­er mais água antes que o sol e o calor evap­orem o pre­cioso recurso. 

Ele tam­bém prepara as plan­tas para o suces­so em dias quentes, per­mitin­do que obten­ham a água de que pre­cisam para supor­tar tem­per­at­uras mais altas no final do dia. Regar no meio do dia ou no final da tarde pode ser a pior hora do dia para regar. As plan­tas sofrem estresse dev­i­do a um lon­go dia quente, mas a água que atinge as fol­has e caules pode aumen­tar sob o sol quente, cau­san­do queimaduras nas fol­has. Além dis­so, não é tão efi­ciente. A água é absorvi­da antes que ten­ha a chance de drenar para o solo per­to das raízes da planta.

Muitas pes­soas gostam de regar suas plan­tas à noite. 

Regar as plan­tas à noite pode ser prob­lemáti­co porque não há evap­o­ração nat­ur­al, deixan­do a umi­dade nas fol­has e aumen­tan­do as chances de coisas como o oídio em cer­tas plantas. 

Rosas e plan­tas de abób­o­ra são par­tic­u­lar­mente suscetíveis ao oídio. 

No entan­to, se hou­ver um avi­so de calor, regar as plan­tas com sis­temas radic­u­lares rasos na noite ante­ri­or pode reduzir o estresse nas plantas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *