Saiba mais sobre as mangueiras mais indicadas para irrigação de gotejo

A escol­ha da mangueira mais indi­ca­da para irri­gação por gote­ja­men­to depende das neces­si­dades especí­fi­cas do sis­tema de irri­gação e das car­ac­terís­ti­cas do ambi­ente de cultivo.

Por: Vitor Santos 

 

As mangueiras uti­lizadas para irri­gação por gote­ja­men­to desem­pen­ham um papel cru­cial na eficá­cia e na efi­ciên­cia do sis­tema de irri­gação. Exis­tem várias opções de mangueiras disponíveis no mer­ca­do, cada uma com suas próprias car­ac­terís­ti­cas e bene­fí­cios especí­fi­cos para difer­entes con­tex­tos de irri­gação. A escol­ha da mangueira mais indi­ca­da depende de vários fatores, incluin­do o tipo de cul­ti­vo, a pressão da água, a dura­bil­i­dade e a facil­i­dade de insta­lação. Abaixo, dis­cu­tirei algu­mas das mangueiras mais comuns e recomen­dadas para irri­gação por gotejamento:

Mangueiras de Polietileno:

As mangueiras de poli­etileno são ampla­mente uti­lizadas em sis­temas de irri­gação por gote­ja­men­to dev­i­do à sua flex­i­bil­i­dade, dura­bil­i­dade e resistên­cia à corrosão.

Elas são fab­ri­cadas em difer­entes diâmet­ros e espes­sur­as, o que per­mite adap­tar o sis­tema às neces­si­dades especí­fi­cas de irrigação.

As mangueiras de poli­etileno são fáceis de insta­lar e podem supor­tar pressões de água rel­a­ti­va­mente altas, tor­nan­do-as ade­quadas para uma var­iedade de aplicações.

Mangueiras de Poli­etileno de Alta Densidade:

Sim­i­lar às mangueiras de poli­etileno, as mangueiras de PEAD são con­heci­das por sua dura­bil­i­dade e resistência.

Elas são espe­cial­mente recomen­dadas para sis­temas de irri­gação que exigem maior resistên­cia a danos mecâni­cos e pressões de água mais elevadas.

As mangueiras de PEAD são mais rígi­das do que as de poli­etileno con­ven­cional, o que pode facil­i­tar a insta­lação em ter­renos irregulares.

Mangueiras de PVC:

As mangueiras de PVC são pop­u­lares dev­i­do à sua disponi­bil­i­dade e cus­to rel­a­ti­va­mente baixo.

Elas são flexíveis e fáceis de manuse­ar, o que facili­ta a insta­lação em difer­entes tipos de terreno.

No entan­to, as mangueiras de PVC podem ser menos duráveis do que as de poli­etileno e são mais suscetíveis a danos cau­sa­dos pela exposição pro­lon­ga­da ao sol e a pro­du­tos quími­cos pre­sentes na água.

Mangueiras Gote­jado­ras Integradas:

Algu­mas mangueiras são fab­ri­cadas com gote­jadores inte­gra­dos ao lon­go de seu com­pri­men­to, elim­i­nan­do a neces­si­dade de insta­lar gote­jadores separados.

Essas mangueiras ofer­e­cem uma dis­tribuição mais uni­forme da água e podem reduzir os cus­tos de insta­lação e manutenção do sistema.

As mangueiras gote­jado­ras integradas são espe­cial­mente úteis em cul­turas que requerem uma dis­tribuição pre­cisa de água, como hor­tal­iças e frutas.

Em resumo, é impor­tante con­sid­er­ar fatores como dura­bil­i­dade, flex­i­bil­i­dade, resistên­cia à pressão e facil­i­dade de insta­lação ao sele­cionar a mangueira mais ade­qua­da para um deter­mi­na­do pro­je­to de irri­gação por gotejamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.