Saiba mais das principais inovações do sistema de irrigação por pivot central

O con­stante avanço tec­nológi­co nesse cam­po prom­ete con­tin­uar impul­sio­n­an­do a agri­cul­tura mod­er­na para um futuro mais pro­du­ti­vo e ambi­en­tal­mente responsável.

Por: Vitor Santos 

 

O sis­tema de irri­gação por pivô cen­tral é uma téc­ni­ca ampla­mente uti­liza­da na agri­cul­tura para fornecer água de for­ma efi­ciente às plan­tações. Nos últi­mos anos, várias ino­vações têm surgi­do nesse cam­po, visan­do otimizar o uso da água, aumen­tar a efi­ciên­cia da irri­gação e reduzir cus­tos. Aqui estão algu­mas das novi­dades mais relevantes:

Sen­sores Inteligentes: Os sen­sores inte­gra­dos nos pivôs cen­trais estão se tor­nan­do mais sofisti­ca­dos, per­mitin­do uma irri­gação mais pre­cisa e basea­da em dados. Ess­es sen­sores podem medir a umi­dade do solo, a tem­per­atu­ra ambi­ente, a umi­dade rel­a­ti­va do ar e até mes­mo a saúde das plan­tas, aju­dan­do os agricul­tores a ajus­tar os padrões de irri­gação de acor­do com as condições especí­fi­cas do campo.

Mon­i­tora­men­to Remo­to e Con­t­role: Com o avanço da tec­nolo­gia de IoT (Inter­net das Coisas), os sis­temas de irri­gação por pivô cen­tral ago­ra podem ser mon­i­tora­dos e con­tro­la­dos remo­ta­mente por meio de aplica­tivos móveis ou platafor­mas online. Isso per­mite que os agricul­tores ajustem os parâmet­ros de irri­gação em tem­po real, mes­mo quan­do não estão no cam­po, aumen­tan­do a con­veniên­cia e a efi­ciên­cia operacional.

Irri­gação de Pre­cisão: A irri­gação de pre­cisão está se tor­nan­do uma real­i­dade graças aos avanços na tec­nolo­gia de mapea­men­to e mon­i­tora­men­to. Os agricul­tores podem cri­ar mapas de apli­cação de água alta­mente detal­ha­dos, levan­do em con­sid­er­ação vari­ações na topografia do solo, na tex­tu­ra do solo e nas neces­si­dades especí­fi­cas das cul­turas. Isso aju­da a evi­tar o des­perdí­cio de água e a garan­tir uma dis­tribuição uni­forme da irrigação.

Uso de Drones e Ima­gens de Satélite: A inte­gração de drones e ima­gens de satélite no sis­tema de irri­gação por pivô cen­tral está per­mitin­do uma mon­i­tor­iza­ção mais abrangente e detal­ha­da das condições do cam­po. Essas tec­nolo­gias podem fornecer infor­mações valiosas sobre o esta­do das plan­tações, iden­ti­ficar áreas com estresse hídri­co e até mes­mo pre­v­er as neces­si­dades de irri­gação com base em mod­e­los de pre­visão climática.

Efi­ciên­cia Energéti­ca: Novos designs de pivôs cen­trais estão sendo desen­volvi­dos para mel­ho­rar a efi­ciên­cia energéti­ca, reduzin­do o con­sumo de elet­ri­ci­dade durante a oper­ação. Isso inclui o uso de motores mais efi­cientes, sis­temas de trans­mis­são mais suaves e a incor­po­ração de fontes de ener­gia ren­ováv­el, como ener­gia solar, para ali­men­tar os pivôs.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.