Pivô central solução eficiente e econômica para irrigação

Descon­heci­do para muitos agricul­tores, este sis­tema ofer­ece muitas van­ta­gens que out­ros sis­temas não são capazes de fornecer. Con­heça as car­ac­terís­ti­cas do sis­tema os pós e contras.

A água deve ser apli­ca­da nas lavouras na quan­ti­dade exa­ta e no pra­zo cer­to, isso de acor­do com as neces­si­dades da lavoura. A irri­gação é uma práti­ca agrí­co­la muito del­i­ca­da que pre­cisa de um trata­men­to min­u­cioso e com con­hec­i­men­to. Ess­es são fatores cru­ci­ais para uma boa irri­gação todo o con­hec­i­men­to do agricul­tor e sua capaci­dade finan­ceira para esta­b­ele­cer um sis­tema de irri­gação. Se ape­nas uma dessas condições não for cumpri­da, todo o rendi­men­to pode falhar.

Por­tan­to, diver­sos agricul­tores ten­dem bus­car tec­nolo­gia agrí­co­la mod­er­na e apri­mora­da para facil­i­tar o proces­so com­ple­to de irri­gação, des­de a apli­cação de água em tem­po hábil até a irri­gação fácil e ráp­i­da da lavoura.

A irri­gação é uma práti­ca agrí­co­la impor­tante, necessária para toda a pro­dução agrí­co­la. No entan­to, os grandes agricul­tores se ben­e­fi­cia­rão mais com o uso de um sis­tema de irri­gação ajus­ta­do para grandes fazen­das, como um sis­tema de irri­gação de pivô central.

O que é um sistema de pivô central? Entenda

O pivô cen­tral é um tipo de sis­tema de irri­gação mecan­iza­do que irri­ga as plan­tações em um padrão cir­cu­lar em torno de um pivô cen­tral. Con­siste em um tubo radi­al sus­ten­ta­do por tor­res que giram em torno de um pon­to cen­tral. Ao lon­go do tubo radi­al, os bocais são igual­mente espaça­dos. À medi­da que gira, a água é lib­er­a­da dos bicos e irri­ga as colheitas.

Em um sis­tema que usa um tubo radi­al, a água via­ja em lin­ha reta pelo cam­po, com todos os bicos cobrindo a mes­ma área e ten­do a mes­ma vazão. Por­tan­to, o sis­tema de pivô fornece um alto grau de uni­formi­dade de água apli­ca­da. Como os sprin­klers próx­i­mos ao pivô cobrem menos área, suas taxas de fluxo de água são menores do que aque­las local­izadas per­to da extrem­i­dade do pivô, onde cada sprin­kler cobre uma área muito maior.

Depen­den­do do com­pri­men­to do tubo radi­al, um sis­tema de pivô cen­tral pode cobrir cer­ca de 130 acres (53 ha) com um sis­tema reto e cer­ca de 155 acres (63 ha) com um sis­tema de can­to ou braço oscilante. Por este moti­vo, este sis­tema é uti­liza­do para a irri­gação de grandes cam­pos agrícolas.

Por que usar um sistema de pivô central?

Um sis­tema de pivô é o tipo de sis­tema de irri­gação mais efi­ciente e efi­caz. Jun­to com a irri­gação de hectares do cam­po em cur­to espaço de tem­po, o sis­tema tam­bém fornece a apli­cação de fer­til­izantes e defen­sivos agrí­co­las. Além dis­so, um sis­tema de pivô cen­tral mel­ho­ra a efi­ciên­cia da irri­gação usan­do uma úni­ca peça de maquinário agrí­co­la para realizar várias práti­cas agrí­co­las importantes.

Vantagens do Pivô Central

Uni­formi­dade de água aplicada

Sem neces­si­dade de tra­bal­ho humano

Pode oper­ar com pressão mais baixa, con­ser­van­do energia

Uso efi­ciente da água, o que evi­ta o escoa­men­to da água

Com um cronômetro ajus­ta­do, ele pode reg­u­lar a apli­cação de água e bor­rifá-la diari­a­mente em um deter­mi­na­do horário do dia ou à noite.

Um sis­tema de pivô cen­tral é aplicáv­el a quase todas as cul­turas, incluin­do cul­turas arvens­es, veg­e­tais e árvores frutíferas. Ele pode geren­ciar facil­mente os níveis de água no solo dev­i­do à oper­ação semi­au­tomáti­ca dos pivôs cen­trais e seus movi­men­tos laterais.

Os contrapontos do sistema

Não existe um sis­tema de irri­gação per­feito. Cada tipo tem prós e con­tras. Este sis­tema não é difer­ente. Os neg­a­tivos asso­ci­a­dos ao pivô cen­tral incluem:

Alto cus­to inicial

Alto cus­to de manutenção

Não é ade­qua­do para irri­gação de cam­pos de for­ma­to retan­gu­lar ou quadrado

A super­fí­cie do cam­po deve ser plana

Não é ade­qua­do para irri­gação em condições de ven­to; a apli­cação irreg­u­lar de água pode ocor­rer e os fer­til­izantes apli­ca­dos podem ser lev­a­dos embora.

Fonte: Agrivi
Por: Vitor Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *