O sistema de irrigação por aspersão pode tornar seu plantio mais produtivo e rentável

Visan­do em uni­formi­dade da dis­tribuição de água nas plan­tas, o sis­tema irri­gação por asper­são é destaque den­tro do cul­ti­vo por traz­er econo­mia e lucro para o bol­so do agricultor.

Por: Vitor San­tos

Quan­do pen­samos em um sis­tema de irri­gação, logo vem na cabeça a palavra econo­mia, ten­do como o prin­ci­pal obje­ti­vo pro­por­cionar as condições econômi­cas sem­pre visan­do no aumen­to rep­re­sen­ta­ti­vo da pro­dução e a redução de cus­tos por unidade produzida.

Nesse con­tex­to podemos destacar a irri­gação por asper­são, onde o sis­tema per­mitem avaliar a uni­formi­dade de dis­tribuição de água pelo sis­tema que são muito uti­liza­dos, pois sabe-se que a irri­gação não se apre­sen­ta igual em todas parce­las da área irrigada.

Todo o desem­pen­ho avali­a­do da for­ma uni­forme em dis­tribuir água na irri­gação está lig­a­da dire­ta­mente em parâmet­ros definidos em deter­mi­nadas car­ac­terís­ti­cas de cam­po. Tais como o tipo de vazão, o tem­po da irri­gação con­jun­ta­mente com a uni­formi­dade da apli­cação da água con­sideran­do fun­da­men­tal para essa distribuição.

Na irri­gação por asper­são quan­do se apli­ca a água no solo tem como o resul­ta­do a frag­men­tação de um jato de água lança­do sob pressão no ar atmos­féri­co em cima do local pro­gra­ma­do, por meio de bocais de asper­sores. Pen­san­do de for­ma ger­al, os sis­temas de irri­gação apre­sen­tam van­ta­gens e lim­i­tações que devem ser anal­isadas quan­do for uti­liza­do de for­mas eficientes.

São clas­si­fi­ca­dos vários tipos de mane­jos por aspersão 

  • Sis­tema portátil
  • Sis­tema semi-portátil (ou semifixo)
  • Sis­tema fixo permanente
  • Sis­tema fixo temporário

A água é con­sid­er­a­da o prin­ci­pal fator den­tro da irri­gação, e cada dia que pas­sa ela se tor­na um bem pre­cioso para sociedade dev­i­do a implan­tação inad­e­qua­da de várias áreas irri­gadas e por total fal­ta de disponi­bil­i­dade de recur­sos hídri­cos e tam­bém com o aumen­to da poluição ambi­en­tal. Os asper­sores são pen­sa­dos para serem usa­dos na irri­gação de plan­tas especí­fi­cas levan­do a agua de for­ma uni­forme. A quan­ti­dade da dis­tribuição da água é clas­si­fi­ca­da pela taxa de pre­cip­i­tação, com a veloci­dade que é emi­ti­da a par­tir de um asper­sor medi­do em quilômet­ros por hora.

Como funciona o Aspersor para Irrigação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *