Irrigação por aspersão ideal para gramados

Den­tre os diver­sos sis­temas de irri­gação uti­liza­dos para a rega do gra­ma­do, o destaque fica por con­ta da asper­são, mane­jo apro­pri­a­do e indi­ca­do por profis­sion­ais como o mais efi­ciente para realizar uma boa irrigação. 

Por: Vitor Santos

Um gra­ma­do vivo e bem cuida­do requer de um bom inves­ti­men­to na irri­gação, isso inde­pen­dente se for coor­po­ra­ti­vo, gra­ma­do de fute­bol ou gra­ma­do no quin­tal de casa. A atenção no mane­jo ali­a­do ao con­hec­i­men­to de boas téc­ni­cas con­segue aux­il­iar dire­ta­mente na dura­bil­i­dade da gra­ma, mas para isso é impor­tante uti­lizar asper­sores de irri­gação de gra­ma na for­ma adequada.

Anal­is­ar o local que serão insta­l­a­dos os apar­el­hos são fatores que devem ser lev­a­dos em con­ta, pois o méto­do de irri­gação por asper­são é muito uti­liza­do em grandes gra­ma­dos onde con­segue man­ter a uni­formi­dade do con­t­role hidráuli­co. Sendo assim os jatos são lança­dos ao ar, que voltam pela gravi­dade de for­ma igual para o ambi­ente irrigado.

Por isso, asper­sores para irri­gação de gra­ma são escol­has cer­tas para o espaço no gramado.

Profis­sion­ais da área indicam que o sis­tema de asper­são para irri­gação de gra­ma são os mais efi­cazes para gra­ma­dos, são muitas van­ta­gens que aux­il­iam na saúde da gra­ma, ess­es por exem­p­lo podem ser autom­a­ti­za­dos ou fun­cionar com aciona­men­to man­u­al, questões apre­sen­tadas que dão uma grande difer­ença em relação à out­ros sis­temas, os mod­e­los mecâni­cos pos­sui facil­i­dade em pro­gra­mar e obter bons resultados.

Alguns mod­e­los é pos­sív­el ver­i­ficar a umi­dade do solo, tem­per­atu­ra, entre out­ros. É pos­sív­el sele­cionar os mel­hores horários de aciona­men­to dos asper­sores para grama.

É impor­tante ressaltar que lon­gos gra­ma­dos só ficam verdes por mais tem­pos se tiverem um cuida­do e atenção diária. Obser­var tam­bém que não é somente a limpeza e corte que são partes impor­tantes. Nesse caso, é destaque a irri­gação ade­qua­da e com uso dos asper­sores para irri­gação, por exem­p­lo, não é necessário espal­har mangueiras pelo ter­reno e pas­sar mol­han­do cada parte. Os asper­sores fazem esse tra­bal­ho facil­mente jor­ran­do água no espaço por completo.

Ao falar do uso de asper­sores para gra­ma é impor­tante destacar a uti­liza­ção de pro­gra­madores, já que isso faz toda a difer­ença, vis­to que a maio­r­ia dos grandes gra­ma­dos de fute­bol uti­lizam a téc­ni­ca para man­ter o solo prop­i­cio para jogos. A par­tir de sinais elétri­cos, o pro­gra­mador envia aos asper­sores a data, horário e por quan­to tem­po de irri­gar. Válvu­las con­tro­lam a vazão de água que saem pelos orifí­cios do equipamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *