Irrigação de jardins movida à energia solar X Irrigação automática

Des­cubra se estes kits de rega automáti­cos e mod­er­nos mere­cem um lugar no seu jardim.

Por: Vitor Santos 

 

Se este­ja em casa ou de férias, ter um sis­tema de rega de jardim insta­l­a­do na sua residên­cia pode poupar-lhe muito tem­po e esforço e man­ter as suas plan­tas regadas regularmente.

Para enten­der mel­hor eles podem ser com­pra­dos como um kit com­ple­to com prati­ca­mente tudo o que você pre­cisa, e esta é a maneira mais fácil de começar.

A maio­r­ia dos kits inclui um tem­po­rizador oper­a­do por bate­ria, que é conec­ta­do a uma torneira e pro­gra­ma­do para regar auto­mati­ca­mente em horários definidos, mas você tam­bém pode obter kits que usam bate­rias recar­regáveis ​​movi­das a ener­gia solar em tem­po­rizadores com bom­bas integradas que podem extrair água de um tanque.

- Sis­temas de irri­gação de jardim movi­dos à ener­gia solar

Os sis­temas de irri­gação movi­dos à ener­gia solar per­mitem que você regue auto­mati­ca­mente as plan­tas que estão longe de uma torneira, pois estão conec­tadas a um tanque ou tanque de água, mas têm algu­mas desvan­ta­gens como; o tem­po­rizador com bom­ba integra­da deve ser mais alto que a caixa d’água ou tanque para tirar a água e deve estar em um local enso­lara­do para car­regar, o que pode difi­cul­tar sua colocação.

- Com­prar e usar um sis­tema de rega automática 

  • A maio­r­ia dos kits pre­cisa ser conec­ta­da a uma torneira. Se você quis­er conec­tar seu kit a uma caixa d’água ou tanque, pre­cis­ará com­prar um kit movi­do a ener­gia solar.
  • Ver­i­fique a quan­ti­dade de cano que vem no kit para saber se vai chegar da sua torneira até a pan­ela mais dis­tante. A maio­r­ia dos sis­temas são mod­u­lares e podem ser adi­ciona­dos, se necessário.
  • Ver­i­fique quan­tos gote­jadores são recomen­da­dos para difer­entes taman­hos de pote ao decidir quan­tos você precisa.
  • Se você reor­ga­ni­zar seus potes de ano para ano, opte por um kit que per­mi­ta tapar os orifí­cios para mover as espo­ras ou com­pre um novo tubo para faz­er alterações.
  • O tem­po­rizador pro­gramáv­el per­mite ajus­tar a quan­ti­dade de água que vai para todo o sis­tema, mas os gote­jadores ajustáveis ​​per­mitem que você con­t­role a quan­ti­dade de água que as plan­tas recebem, o que tam­bém é importante.
  • Ao mon­tar o kit, cer­ti­fique-se de que o reg­u­lador de pressão este­ja colo­ca­do entre o tem­po­rizador e o tubo do kit e use sem­pre o fil­tro forneci­do com o tem­po­rizador para man­ter a sujeira fora do sis­tema. Se seus gote­jadores ficarem blo­quea­d­os com sujeira, um pequeno espigão é fre­quente­mente incluí­do para limpá-los.
  • Ver­i­fique os gote­jadores reg­u­lar­mente para garan­tir que este­jam fun­cio­nan­do cor­re­ta­mente. Defi­na seu cronômetro para regar no iní­cio da man­hã e nova­mente à noite, se necessário. Ver­i­fique e ajuste seu cronômetro e gote­jadores se o tem­po mudar, para garan­tir que você não está regan­do demais ou deixan­do de regar suas plantas.
  • É mel­hor deixar de lado os sis­temas de irri­gação automáti­ca durante o inver­no para evi­tar que os canos con­gelem e que­brem. Você pode sim­ples­mente desconec­tá-los e guardá-los; você não pre­cisa desmontá-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *