Entenda a diferença do sistema de irrigação por aspersão e microaspersão

Tan­to a irri­gação por asper­são quan­to a microasper­são são méto­dos efi­cazes de irri­gação, cada um com suas van­ta­gens e apli­cações específicas.

Por: Vitor Santos 

 

A irri­gação é um ele­men­to fun­da­men­tal na agri­cul­tura mod­er­na, pois aju­da a fornecer água de for­ma con­tro­la­da às plan­tas, garan­ti­n­do seu cresci­men­to e desen­volvi­men­to ade­qua­dos. Dois méto­dos comuns de irri­gação são a irri­gação por asper­são e a microasper­são, cada um com suas car­ac­terís­ti­cas distintas.

A irri­gação por asper­são é um sis­tema em que a água é dis­tribuí­da através de asper­sores, que pul­ver­izam a água sobre a área a ser irri­ga­da em for­ma de chu­va arti­fi­cial. Os asper­sores podem ser insta­l­a­dos em tor­res ou tubos e são movi­dos por pressão hidráuli­ca ou por meio de rotação mecâni­ca. Esse méto­do é ide­al para áreas grandes e uni­formes, como cam­pos agrí­co­las e gramados.

Por out­ro lado, a microasper­são é um sis­tema mais pre­ciso e con­tro­la­do de irri­gação. Nesse méto­do, pequenos asper­sores ou emis­sores são uti­liza­dos para aplicar água dire­ta­mente na base das plan­tas, em peque­nas quan­ti­dades e com baixa pressão. A água é lib­er­a­da em for­ma de gotas finas, pro­por­cio­nan­do uma irri­gação mais efi­ciente e econ­o­mizan­do água. A microasper­são é fre­quente­mente usa­da em cul­tivos de árvores frutíferas, est­u­fas e jardins ornamentais.

A prin­ci­pal difer­ença entre os dois méto­dos está na for­ma como a água é apli­ca­da e na escala de apli­cação. Enquan­to a irri­gação por asper­são é mais indi­ca­da para grandes áreas aber­tas, a microasper­são é mais ade­qua­da para áreas menores e requer um con­t­role mais pre­ciso da dis­tribuição de água.

Além dis­so, a microasper­são pode ser mais efi­ciente em ter­mos de econo­mia de água, pois per­mite uma apli­cação mais dire­ciona­da e evi­ta a per­da de água por evap­o­ração e arraste pelo ven­to, comuns na irri­gação por aspersão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *