Dia Nacional da Agricultura Irrigada é instituído em 15 de junho

A Con­fed­er­ação da Agri­cul­tura e Pecuária do Brasil avaliou como pos­i­ti­va a Lei 14.830/2024, que insti­tui o Dia Nacional da Agri­cul­tura Irri­ga­da, em 15 de jun­ho. A lei, pub­li­ca­da no Diário Ofi­cial da União, foi uma reivin­di­cação da CNA jun­to com out­ras enti­dades do setor e do gov­er­no como for­ma de incen­ti­vo e recon­hec­i­men­to à sus­tentabil­i­dade do setor agropecuário do país.

Para defend­er os inter­ess­es da ativi­dade, a CNA con­ta com a Comis­são Nacional de Irri­gação. De acor­do com o pres­i­dente do cole­gia­do, David Schmidt, a importân­cia de se ter um dia para comem­o­rar a agri­cul­tura irri­ga­da no país é cri­ar nes­sa data um sen­so críti­co sobre a importân­cia e a neces­si­dade da irri­gação para a população.

“É como acon­tece quan­do se comem­o­ra o Dia da Água, do Meio Ambi­ente, ago­ra temos o da Agri­cul­tura Irri­ga­da. Nos­sa expec­ta­ti­va é a con­strução de agen­das pos­i­ti­vas e mostrar a real­i­dade sobre o que o agro pro­move no país e como a irri­gação é o grande ali­a­do na pro­dução de ali­men­tos e no desen­volvi­men­to social das regiões.”, destaca.

A agri­cul­tura irri­ga­da desem­pen­ha um papel fun­da­men­tal na pro­dução de ali­men­tos, no intu­ito de garan­tir a segu­rança ali­men­tar e con­tribuir para o cresci­men­to econômi­co do país. Com a cri­ação deste dia, as comem­o­rações poderão ocor­rer por meio de even­tos e ações que visam divul­gar e pro­mover a agri­cul­tura irri­ga­da, desta­can­do seu impacto pos­i­ti­vo na sociedade e no meio ambi­ente e como esse tema está lig­a­do no dia a dia da pop­u­lação brasileira e mundial.

Segun­do a asses­so­ra téc­ni­ca da Comis­são, Jor­dana Girardel­lo, o Dia Nacional da Agri­cul­tura Irri­ga­da tam­bém serve como um lem­brete da importân­cia de inve­stir em tec­nolo­gias e práti­cas sus­ten­táveis para garan­tir a pro­du­tivi­dade e efi­ciên­cia desse setor.

“O uso da irri­gação ain­da é pequeno frente ao poten­cial esti­ma­do do País. Não temos dúvi­da de que a tec­nolo­gia é um apoio e uma políti­ca de inclusão para mel­ho­rar a qual­i­dade de vida e a ren­da das pop­u­lações”, afir­mou a asses­so­ra téc­ni­ca da CNA.

De acor­do com a Agên­cia Nacional de Águas (Ana), no Brasil, 8,2 mil­hões de hectares estão equipa­dos para irri­gação. O Brasil tem poten­cial efe­ti­vo para irri­gação de mais 13,7 mil­hões de hectares, com pro­jeção de cresci­men­to de 250 mil/ha/ano até 2040.

Entre as prin­ci­pais ativi­dades irri­gadas estão o arroz (15,9%), a cana-de-açú­car (9,1%), café (5,5%) e as cul­turas irri­gadas por pivô cen­tral (17,6%).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.