Bomba de irrigação submersível e centrífuga entenda as diferenças

Basicamente, existem dois tipos de bombas utilizadas para fins de irrigação, as bombas submersíveis e as bombas centrífugas.

Por: Vitor Santos

A irri­gação é essen­cial para garan­tir o abastec­i­men­to ade­qua­do de água às cul­turas, prin­ci­pal­mente em regiões com chu­vas lim­i­tadas ou padrões climáti­cos imprevisíveis.

As bom­bas de água desem­pen­ham um papel cru­cial nos sis­temas de irri­gação, pois são usadas para mover a água de uma fonte de água para os cam­pos. Eles podem ser ali­men­ta­dos por elet­ri­ci­dade, diesel ou gasoli­na e estão disponíveis em vários tamanhos.

Entenda sobre os modelos mais usados.

Bom­bas submersíveis

São colo­cadas total­mente debaixo d’água, empurran­do a água para fora de uma tubu­lação e dire­ciona­da para os sis­temas de irrigação.

Van­ta­gens.

Alta efi­ciên­cia: pode ser colo­ca­do debaixo d’água ou sub­mer­so em líqui­dos, o que reduz a neces­si­dade de ele­vação de sucção e per­mite um bombea­men­to mais eficiente.

Geral­mente mais silen­ciosas e com maior efi­ciên­cia energéti­ca do que as bom­bas cen­trífu­gas, espe­cial­mente para vazões baixas e apli­cações de altura manométri­ca alta.

Fácil de insta­lar, sem neces­si­dade de tubu­lação de sucção e descarga.

Pequenos e com­pactos, tor­nan­do-os fáceis de trans­portar e armazenar.

Podem ser usa­dos em uma var­iedade de apli­cações de irri­gação, incluin­do irri­gação por gote­ja­men­to, sis­temas de asper­são e irri­gação por pivô.

Desvan­ta­gens.

Mais caro que as bom­bas cen­trífu­gas, espe­cial­mente para mod­e­los de grande capacidade.

Requer con­hec­i­men­to espe­cial­iza­do para insta­lação e manutenção, bem como pre­cauções espe­ci­ais para evi­tar riscos elétricos.

Não é ade­qua­do para bombear flu­i­dos abra­sivos ou líqui­dos cor­ro­sivos, que podem causar des­gaste e danos à bomba.

Pro­fun­di­dade lim­i­ta­da: lim­i­ta­da em ter­mos de pro­fun­di­dade em que podem oper­ar, pois devem estar total­mente sub­mer­sos na água.

Bombas centrífugas

Estão localizadas em terra firme e a água entra na bomba por meio de uma tubulação e é bombeada de lá para os sistemas de irrigação.

Van­ta­gens.

Fácil de insta­lar e oper­ar, com req­ui­si­tos mín­i­mos de manutenção.

Escol­ha econômi­ca para irri­gação, com um cus­to ini­cial rel­a­ti­va­mente baixo.

Alta­mente efi­ciente em altas taxas de fluxo.

Uma var­iedade de mod­e­los de bom­bas para aten­der difer­entes neces­si­dades de irri­gação, incluin­do irri­gação por gote­ja­men­to, sis­temas de asper­são e irri­gação por pivô.

Desvan­ta­gens.

Altura lim­i­ta­da: As bom­bas cen­trífu­gas são lim­i­tadas em ter­mos de car­ga (pressão) que podem ger­ar, o que pode lim­i­tar seu uso em algu­mas apli­cações de irrigação.

Tubu­lação de sucção e descar­ga necessária: As bom­bas cen­trífu­gas requerem tubu­lação de sucção e descar­ga, o que pode aumen­tar o cus­to ger­al e a com­plex­i­dade do sis­tema de irrigação.

Aspi­ração lim­i­ta­da: Só podem ser usadas para bombea­men­to de super­fí­cie ou quan­do a altura de sucção é baixa, o que limi­ta sua efi­ciên­cia em deter­mi­nadas aplicações.

Mais rui­dosas e menos ener­geti­ca­mente efi­cientes do que as bom­bas submersíveis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *