Agricultor perde 80% do que planta pelo atraso nas chuvas, diz Fetag-PI

Segun­do a Fed­er­ação, região mais afe­ta­da pela fal­ta de chu­va foi o sul do PI. Gov­er­no infor­mou que ações estão sendo real­izadas para plan­tio e irrigação.

Do G1 PI

Com o atra­so nas chu­vas no sul do Piauí, o agricul­tor piauiense chegou a perder cer­ca de 80% do que plan­tou. A infor­mação é da Fed­er­ação dos Tra­bal­hadores na Agri­cul­tura do Piauí (Fetag) que garan­tiu que o pre­juí­zo dos agricul­tores se ref­ere à escassez das chu­vas, já que o perío­do chu­voso dev­e­ria estar ter­mi­nan­do, mas ain­da nem começou. O gov­er­no do esta­do infor­mou que estão sendo real­izadas ações como planos de irri­gação, dis­tribuição de sementes e iden­ti­fi­cação de locais que pre­cisam da ação de car­ros pipa.

Para os agricul­tores que têm sofri­do com a fal­ta da chu­va, como a agricul­to­ra Joana Paula dos San­tos, a per­da foi con­sid­eráv­el. “A gente tombou (arou) a ter­ra e ficou só a ter­ra limpa, sem nada e seca. Sem condições nen­hu­ma de nascer nada”, con­tou. Já para out­ros, como o agricul­tor Wil­son Adão dos San­tos, a esper­ança é o que os moti­va. “É só ter fé em Deus e esper­ar a chu­va chegar”, disse.;

De acor­do com o secretário da políti­ca agrí­co­la da Fetag, Paulo Manoel Car­val­ho, o Sul do esta­do é a região mais cas­ti­ga­da com a fal­ta de chu­vas. “A safra da agri­cul­tura famil­iar do Piauí em todas as regiões está com­pro­meti­da porque além de a chu­va ser pou­ca, ela chegou de for­ma tar­dia. Na região onde o cal­endário de plan­tio começa primeiro, a chu­va não veio, a plan­tação não cresceu e está um pouco tarde porque a região já está no fim do perío­do chu­voso”, disse.

Um dos municí­pios do Sul do Piauí que tam­bém foi bas­tante afe­ta­do foi o municí­pio de Paulis­tana, a 452 km de Teresina. Segun­do o secretário de agri­cul­tura da cidade, Rena­to Car­val­ho, o açude de Ingazeiras, que abastece o municí­pio, perdeu vol­ume nos últi­mos anos e tem prej­u­di­ca­do o abastec­i­men­to da região. Ain­da segun­do ele, a dis­tribuição de água em car­ros pipa ficou prej­u­di­ca­da. “Das 684 car­radas, tive­mos que reduzir para 371”, contou.

O gov­er­no do esta­do infor­mou que já começou a faz­er dis­tribuição de sementes para agricul­tores de todo o esta­do para faz­erem o plan­tio e pos­te­ri­or col­hei­ta. De acor­do com o gov­er­no, estão sendo real­izadas ain­da ações como planos de irri­gação no esta­do e  a iden­ti­fi­cação de locais que pre­cisam de car­ros pipas.

Acom­pan­he a repro­dução da reportagem em:

http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2015/02/agricultor-perde-80-do-que-planta-pelo-atraso-nas-chuvas-diz-fetag-pi.html

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.